Páginas

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

ICCIS - Instituto Capixaba de Cidadania e Inclusão Social



Baixe o jornal em pdf http://www.slideshare.net/paulodoamaral/jornal-iccis
Conheça o Blog do ICCIS - http://instituto-iccis.blogspot.com.br/

No instituto Capixaba de Cidadania e Inclusão Social renascem todos os dias a certeza em toda a comunidade que nossa dedicação e o exercício de cidadania esta convertendo meninos em homens, famílias em estruturas fortes e uma coletividade consciente.

O resgate da auto estima de nossa comunidade onde participamos ativamente e conseguimos mudanças hoje é um fato! 
E os números comprovam quantos jovens evitaram o caminho das drogas nestes 10 anos de existência do ICCIS.
A questão da inclusão social está profundamente vinculada à da exclusão, aliás, duas faces da mesma moeda: 


A carência de uma assistência social espontânea é maior que a demanda de crianças que são seduzidas pelas drogas e o dinheiro fácil que elas trazem, mas o Instituto 
Capixaba de Cidadania e Inclusão Social nestes 10 anos esta provando que o esporte, a inclusão digital e a ministração de outros cursos unidos a instrução e a prevenção contra as drogas pode mudar as famílias e diretamente a sociedade onde atua.



Todos nós sabemos que o caminho para tirar os jovens das drogas, é a educação e a prevenção, além de ser um dos caminhos mais curtos e concretos para a inclusão social e tem todos os requisitos que os governantes procuram para desenvolver a criança como um ser social.


Quando o instituto abriu as portas tínhamos o sonho de incluir socialmente crianças com risco de se envolverem nas drogas, mas com a experiência percebemos que é muito mais além que só falar que drogas causam males na totalidade da sociedade. Mas aprendemos deveríamos a trabalhar o caráter e o fortalecimento das famílias para que tenhamos uma coletividade mais sólida na prevenção as drogas e em todos os sentidos sociais e democráticos.
O nosso maior objetivo é integrar crianças num ambiente saudável, acompanhar a educação no processo escolar e ajudar os pequenos no fortalecimento de suas respectivas famílias. 
São quase incalculáveis os benefícios que as atitudes do ICCIS refletem na sociedade, queremos que este trabalho sirva de instrumento para restaurar e formar homens que serão o nosso futuro. 
Não desejamos formar profissionais, mas qualificá-lo para diminuir o numero de pessoas que se envolvem com as drogas.


terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Perdas e danos

Perdas causam danos?
Muitas sim, muitas não!
Contabiliza-las é fria! Aproveita-las é difilcl! 
Exige maturidade, que palavra pesada : maturidade!
Depende! depende de seu olhar, depende de seu luto!
Fazer das perdas um recomeço exige luto!
Outra pesada palavra!
Há peso nas palavras que falam da coisas duras e belas da vida!
Palavras tem vida!
É saída de vida, é parida da vida!
Ecoam sentido e não senso!
Separam e unem...provocam perdas, danos e recomeço e vida!
É loucura da vida cheia de vida!
Curam, adoecem, ferem, acariciam, acalentam, faz gozo de vida!
Recortes que se encadeam fazem poesias de vida!
Renascem das cinzas guardadas a espera que se escreva: VIDA!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Tristeza é a ferrugem da alma.


As pessoas infelizes geram desarmonias e envelhecem cedo.
Seus pensamentos criam a sua realidade.
A vida é um projeto de você mesmo.
Não há cosmético para a beleza que se compare a felicidade.
Um coração alegre faz um rosto bonito .
A alegria é um remédio divino.
Estar alegre é a maneira de resolver muitos dos problemas da vida.
A alegria de viver é a oração mais feliz de todas.
Ser feliz é ser sábio.
Busque sempre a sua felicidade.
Ache-a nas pequenas coisas.
Observe o Sol, a luz, a chuva.
Sinta o vento bater em sua face, caminhe descalço na grama.
Acredite voce pode ser feliz.
Foi por isto que voce nasceu, para ser feliz.
Sorria, sempre, sempre, sempre...

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Não duvide se alguém te disser que você é do tamanho dos seus sonhos.

Os grandes feitos da humanidade, assim como as grandes empresas e também as grandes conquistas, todas elas, com certeza foram sonhadas antes por seus executores.
Airton Senna da Silva sonhou em ser um grande campeão na fórmula 1 e lutou bravamente para isso, tornando-se um belo exemplo brasileiro de pessoa de sucesso, a partir de um sonho.


As referências são muitas, desde grandes nomes, como Nelson Mandela e “Mahatma” Gandhi, que se tornaram referências de seus sonhos, até a humilde mãe que sonhou com a formatura de seu filho e conseguiu transformar isso em realidade.


Um belo exemplo da força de um sonho, é o de um aluno de 16 anos, que em 1952, em uma sala de aula da cidade de Bauru-SP, indagou-se com o fato de termos um brasileiro que inventou o avião e não fabricarmos essas máquinas voadoras. O sonho desse aluno se transformou na 4a maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo.
Obviamente, que estamos nos referindo à Embraer e o sonho de Ozires Silva, seu fundador.


Claro que os sonhos precisam ganhar força e isso somente ocorre quando ele passa da imaginação para o papel e ganham um formato mais concreto.


Dê formas, cores, valores, tamanhos. Veja se são realmente importantes para sua vida e principalmente, defina datas: para o início e para o término, mas lembre-se que datas possuem um dia, mês e ano.
Nesse momento você acabou de transformar o sonho em um objetivo e são eles que nos dão a força para agirmos e persistirmos, os nossos motivos para ação, a motivação que precisamos.


O grande diferencial dos vencedores e das pessoas de sucesso, é o sonho que tiveram, a forma como transformaram esse sonho em objetivo de vida e a coragem e a iniciativa para agir.


Os sonhos, sem dúvida, representam o primeiro passo das grandes realizações, portanto fixe bem os pés no nosso mundo, mas mantenha sua cabeça nas nuvens. Sonhe sempre !!! Sonhe com uma vida melhor para você, um mundo mais digno e justo e um Brasil cada vez mais vencedor.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

TENHO Vergonha da política brasileira


Eu sinto vergonha !
A qualidade dos candidatos que se apresenta, em especial para a Presidência da República, é horrível, nunca dantes vista em nossa história. É de conhecimento de todos nós que estes candidatos foram escolhidos em um momento de desespero dos dirigentes partidários pelo fato de que não tinham outros com representatividade. Sem que tivessem por trás de si a sombra de outros que os antecederam, eles sequer seriam cogitados. Em conseqüência disto, o país corre um sério risco de ser administrado por representantes de segunda categoria, que não podemos ter a certeza por quais rumos conduzirão o país. Senão vejamos:
A postulante ao cargo do partido do governo, chega a dizer em público aberrações da sua pseudo-intelectualidade que chegam a estarrecer a todos nós, demonstrando seu despreparo, tanto profissional quanto emotivo. É de conhecimento público que passou a todos um currículo que não é o seu de fato. Também circulam pela internet vídeos destes erros grotescos onde a mesma fala coisas do tipo: “...da miséria, da saída das pessoas do Nordeste para o Brasil”, (ou não conhece o país que mora ou preconceituosamente desconsidera os nordestinos como também sendo brasileiros), “...o meio ambiente é uma ameaça para o futuro do nosso planeta e dos nossos países”, (talvez ficasse melhor se ela tivesse dito que a humanidade é um risco para o planeta, jamais o contrário disto, e "nossos países" também está errado, pois o Brasil é um só, o "nosso país"). No primeiro debate, mostrou-se muito nervosa e em vários momentos passou-nos toda a sua insegurança, fraquezas que não podemos admitir em quem tem a pretensão de representar o país perante o mundo, com certeza seríamos humilhados. É inaceitável, em que circunstâncias forem, que um postulante ao cargo de presidente do Brasil, traga em seu currículo o histórico totalmente negativo de alguém que permaneceu presa por três anos por sequestro, terrorismo e assalto a bancos. É preciso que a população tenha consciência deste péssimo exemplo dado e que não permita que tal pessoa tenha acesso ao cargo, sob pena de outros dizerem no futuro: “se a presidenta foi porque eu não posso ser também ?”. Não menos necessário, é preciso que consideremos também que em determinados momentos demonstra ser uma pessoa extremamente rancorosa e desequilibrada, que irrita-se com facilidade, faz gestos obscenos em público e procura impor a sua vontade através de autoritarismo. Estes fatos, levantam a dúvida do que pode nos vir no futuro e coloca em risco o Regime Democrático e os seus princípios fundamentais que conquistamos, como liberdade de expressão, de manifestação, de pensamento, de imprensa, etc., em hipótese alguma podemos admitir que nosso principal representante seja um ditador moral.

Entre suas promessas mirabolantes destacam-se a construção de absurdas seis mil creches, a implantação do PAC 2, sendo que do PAC 1 foram cumpridas apenas 0,23% das metas. Também prometeu a construção de dez mil ginásios esportivos e investir dez bilhões no combate as enchentes. É importante ressaltar aqui que o exemplo dado pelo atual presidente e cujos projetos a candidata promete dar continuidade, é a não concretização destas promessas ou a mentira através de obras que constam em projetos, que são realizadas em pequeno percentual e que são divulgadas como obras já realizadas. Um destes exemplos é o do projeto “Minha Casa Minha Vida” que não concluiu 2% do prometido, 1,2% das 240.569 unidades e ainda prometem assinar um milhão de novas unidades até 2010. A candidata chega ao cúmulo de prometer também a inclusão de móveis nestes financiamentos, o que já foi descartado pelos bancos, mas que infelizmente a população acredita como já sendo uma realidade, assim como a população do nordeste que acredita já tomar as águas vindas pela transposição do Rio São Francisco. São promessas perigosas que não alertam sobre o perigo do endividamento e que a exemplo do que ocorreu nos Estados Unidos pode levar os bancos a um “quebra-quebra” pela impossibilidade de pagamento por parte dos financiados. Outra mentira costumeira sua é dizer que Lula assumiu com o país inflacionado, claro, mas o governo anterior assumiu com juros de 84,06% ao mês, enquanto Lula assumiu com juros de 12% ao ano. Também é preciso destacar a mentira do governo Lula quanto ao pagamento da dívida externa. Na verdade o que fizeram foi antecipar o pagamento dos juros, não do montante, seguindo o péssimo exemplo de FHC que foi o que mais acumulou dívidas, somando-se a várias privatizações de estatais que não ajudaram em nada. Vendeu o nosso patrimônio e para quê ? Não resolveu nada. Endividou ainda mais o país, vendeu tudo o que conseguiu e em que isto melhorou a situação de vida da população ? Desta forma, a divida externa brasileira permanece com centenas e centenas de bilhões de dólares e em mais de um trilhão de reais na dívida interna. Como verificamos, é tudo um engodo promovido por politiqueiros farsantes que se utilizam do seu dom maior para enganar o povo desinformado que engole tudo a seco.

Do outro lado, seu principal adversário também nos passou currículos falsos de Engenheiro e Economista. Disse também ter mestrado, o que é mentira. Diz ser um administrador preparado, mas que manda a polícia bater nos professores, que são a base do futuro da sociedade e do Brasil. Também nos passou sua incapacidade e ingerência, provocando lutas armadas de policiais contra policiais. Tudo porque não tem a capacidade de administrar da mínima forma a proporcionar um salário justo e as condições satisfatórias de trabalho para estes profissionais essenciais. Está comprovado que reage com agressividade em vez de inteligência em momentos em que é exigida a sua sobriedade, ordenando inclusive, o ataque por parte dos policiais a jovens estudantes da universidade de São Paulo, atirando-lhes bombas de efeito moral e balas de borracha. Um administrador do Estado que manda atacar aos jovens não pode ser considerado para ser o nosso representante. Como Governador do Estado de São Paulo, melhorou em que a vida da população ? O Estado nunca esteve num caos tão grande nas áreas de segurança e de combate ao crime e ao tráfico de drogas. A “cracolândia” causa vergonha em pleno centro da cidade e já se espalha pelos bairros, sem que o governo apresente programas que combatam com eficácia este problema.

Dentre suas promessas absurdas diz pretender investir doze bilhões na área da saúde. De concreto nisto é bom que lembremos que enquanto Ministro da Saúde do FHC, bateu o recorde em número de mortalidade por HIV e Dengue Hemorrágica. Em plena Bienal, prometeu cem milhões de livros por ano para alunos e um milhão de novas vagas para o ensino técnico, o que seria realmente fantástico se saísse do campo das promessas, pois o exemplo dado não é nada favorável, haja visto o que posteriormente foi ironizado por uma professora com quarenta anos de serviços prestados na Rede de Ensino Estadual que mostrou a sua folha de pagamento com os ridículos trezentos reais que recebera. Ora, não consegue nem dar um salário digno aos professores e fala em melhorias para o os alunos, só sendo muito otário pra cair nessa. Mas falando em boa educação, a exemplo de sua adversária, não demonstra qualquer constrangimento com os seus gestos, chegando ao cúmulo de, por diversas vezes, limpar o seu nariz em público. Vergonhoso e nojento ! Tanto que nos perguntamos se dão o real valor ao cargo, se fazem jus a ele, e se é este o tipo de pessoas que queremos ver nos representando pelo mundo afora? Ele tem a sua sombra o FHC, famoso mentiroso que diz ter inventado o Plano Real, tomando para si o que foi do Governo Itamar Franco, que a esse respeito de "milagre administrativo" não tem nada, o país se endividou ainda mais, inviabilizou o crescimento da economia, o que acabou neste caos social sem fundo que todos presenciamos hoje. Foi dinheiro mal aplicado, que poderia construir um novo Brasil, mas que obviamente, acabou por enriquecer os de sempre, grandes empresários e os banqueiros.
E juntando todos os demais em um saco só, pela sua total falta de capacidade de nos trazer um alento que fosse, presenciamos candidatos que defendem verdadeiras barbaridades políticas-eleitoreiras: salário mínimo de dois mil e quinhentos reais, como se isso fosse possível, carga horária de trinta e cinco horas semanais, defesas as invasões dos Sem Terra, dos Sem Teto, defensores dos terroristas das FARC, investimentos muito além das possibilidades em Educação, saneamento, segurança e transporte e mais um mar de absurdos que mais parecem querer nos transformar de cidadãos conscientes em um bando de retardados que aceitam e engolem a todas estas inverdades. Todos, ainda praticam sem o menor constrangimento, uma política retrógrada, arcaica, sem escrúpulos e incapaz de demonstrar respeito a nossa Carta Magna, a Constituição Brasileira. Se a lei não favorece a eles, mudam do dia para a noite. Isso é coisa de pilantra, não de pessoas a altura de representar o país.

O sistema brasileiro de votação eletrônica não é confiável e tanto não o é que os países do primeiro mundo o abominam. A insegurança é tamanha que num ato desesperado de alguns, para defender interesses escusos ao cidadão, poder-se-ia facilmente manipular um programa de informática e atribuir votos de alguns para outros. Para tanto, é preciso que as diversas articulações da sociedade exijam que a conferência oficial do voto seja realizada no sistema tradicional, cédulas em papel. Somente este sistema pode garantir segurança ao cidadão. É fato que programas para computador são manipuláveis. O voto eletrônico pode ser utilizado para uma prévia antecipação dos resultados, mas jamais para uma apuração final. Isto deve ser de extremo interesse pela sociedade, para segurança efetiva da expressão da sua vontade. É um fato que pairam dúvidas sobre este sistema e em sendo assim, todos os esforços devem ser direcionados no sentido de eliminá-las. Se o povo brasileiro quer ver a veracidade da sua vontade traduzida nas urnas, com eficácia de cem porcento, é hora de manifestar-se ou todos corremos o risco de ficar a mercê de uma vontade alheia.

Se faz urgente que os cidadãos brasileiros demonstrem a sua evolução, afinal, já estamos terminando a primeira década do Século XXI. É preciso que demonstremos que não aceitamos mais esta vergonha que se transformou a política praticada no Brasil. Não é possível admitir que este povo caia neste velho e tão conhecido “conto do vigário” onde durante o período eleitoral tudo é divino e maravilhoso, mas que fora dele os casos de corrupção e desmando estouram quase que semanalmente. O mundo evolui e por aqui ainda o povo aceita tudo, engole tudo, se ilude e permite a velha e vergonhosa política de décadas passadas. Isto não pode mais ser encarado como uma brincadeira, pois é uma irresponsabilidade da parte de cidadãos, estamos tratando de vidas aqui que estão se perdendo, do fato de que estão nos roubando e não podemos mais ficar inertes a tudo isso como “bobos da corte” aceitando calados a tudo que tiram de nós. Nunca se viu o nosso País tão abandonado, com o povo sofrendo por todos os lados. Não se pode esquecer dos fatos. Quantas perdas materiais tivemos ? Quanto milhões morreram pela falta de cuidados preventivos ? Enquanto isso roubaram, construíram castelos, corromperam-se com valérioduto, mensalões, sanguessugas, dólares na cueca, panetones, gafanhotos, vampiros, anaconda, enfim, uma roubalheira política generalizada, vergonhas quase que semanais que pouco se importavam com a população sofrendo e morrendo em desmoronamentos e enchentes por precisarem se sujeitar a morar em áreas de risco. Isto não pode passar em branco e cair no esquecimento como costumeiramente faz o povo brasileiro. Não é possível se admitir mais que as cabeças pensantes do Brasil se permitam ser levadas por esta política vergonhosa que nossos políticos praticam, isto nos humilha e ridiculariza pelo mundo afora. É urgente a mobilização da sociedade no sentido de mudar esta situação, pois é o bem estar de todos que está em jogo.

Você pode mudar tudo isso. Nunca permita que te digam o que fazer e que tentem influenciar a sua consciência. Siga apenas o que ela diz. O poder para a mudança está em suas mãos, e tenha a certeza, você não está sozinho nesta, milhões estão com você, pensando como você, ansiosos por mudanças como você. O Brasil é a nossa empresa e nós é que devemos ditar os seus rumos, não essas pessoas que prometem para se eleger e que depois nos traem. Mas é preciso que você diga isso a elas. Políticos nada mais são do que representantes dos interesses do povo e se eles agem de forma a nos prejudicar é preciso que todos demos um basta nestas atitudes ruins.
Portanto, para que o mundo entenda que aqui no Brasil o povo mudou e evoluiu, junte-se a nós. Some-se aos quarenta milhões que dirão “NÃO” para os corruptos e “SIM” para o ‘NOSSO BRASIL” .


quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Jornal União dos Bairros

Jornal União dos Bairros. Semanário de circulou por oito anos no município de Governador Valadares em MG. Distribuição dirigida para as classes C, D e E com parceria com as associações de moradores.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Dez passos para fidelizar clientes



Pesquisa revela preferências dos correntistas e indica que ações simples e baratas são, também, o melhor caminho.

Em pesquisa realizada com cerca de dois mil consumidores americanos, a empresa de consultoria Peppers & Rogers Group constatou que há dez lições simples e baratas para a indústria financeira fidelizar clientes. Eis uma ótima lista para o CIO brasileiro levar ao departamento de marketing e ao CEO a fim de discutir estratégias. "Nossa intenção é, já no próximo ano, fazer uma pesquisa mundial. Mas, para agora, os dados servem como um sinalizador de como o mercado deverá se comportar", avalia Fernando Pierry, partner da Peppers. Para ele, há um grande hiato entre o sistema bancário brasileiro e americano no que diz respeito a relacionamento e programas de fidelização. "Falam em banco do fulano e do sicrano. Mas todo mundo sabe que não é assim, que o serviço por aqui é bem pasteurizado", diz. Confira abaixo os principais resultados da pesquisa:
1 – Personalize o programa de fidelidade: 65% dos entrevistados afirmam preferir benefícios individualizados, de acordo com necessidades específicas. Até as campanhas e informativos devem seguir este padrão. "Não temos isto no Brasil e precisamos ter. De que adianta oferecer bônus, um pontinho aqui, uma redução de tarifa ali nos serviços que eu não faço uso?", pergunta o sócio da consultoria.
2 – Tenha consciência de que o cliente conhece a concorrência: 55% afirmam que comparam, sim, os serviços de sua instituição financeira com os concorrentes antes de abrir contas ou fechar serviços e também durante a vigência dos mesmos.
3 – A satisfação do cliente não é um indicativo inconteste de qualidade: 33% dos entrevistados afirmam que estão igualmente satisfeitos com uma ou mais instituições, o que faz deste quesito um lugar-comum e não um diferencial.
4 – Prepare seus funcionários: 75% apontam como fundamental ser atendidos por uma equipe profissional e amigável.
5 – Cortesia não está fora de moda: 16% consideram um fator importante receber mimos dos funcionários do banco, o que, surpreendentemente, supera até a relevância do tempo de espera para atendimento (15%).
6 – Ética é fundamental: 43% gostam quando enxergam no banco valores morais semelhantes aos seus.
7 – O cliente quer a web: 45% dos entrevistados usam a internet para fazer transações e 23% preferem o telefone. "No Brasil, após o estouro da bolha em 2000, empresas e pessoas passaram a duvidar, a subestimar a internet. Será que ela não é aquilo tudo que diziam? Creio que, agora, chegamos a um ponto de estabilidade. A tendência natural é que, cada vez mais, mais pessoas busquem essa facilidade", acredita Pierry.
8 –  Web não significa o fim do cara-a-cara: o e-mail e a internet são a forma que a maioria dos clientes (39%) prefere para interagir com o banco, mas 25% ainda gostam mais do contato direto com o funcionário e o gerente, o que sinaliza que as agências físicas não deixarão de existir.
9 – E-mail pode substituir papel: 51% dizem que aceitariam receber os informes por e-mails se o banco lhes perguntasse.
10 – Todos esperam o mesmo do banco: o bom relacionamento com a agência foi apontado como igualmente importante para todas as faixas de clientes, dos mais endividados aos mais confortáveis.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Tradução do discurso de Steve Jobs para os graduandos de Stanford em 12 de Junho de 2005


Fonte: Stanford Report, June 14, 2005

Esta é a tradução endereçando os graduandos da Universidade de Stanford, por Steve Jobs em 12 de Junho de 2005. Coincidentemente, esbarrei nesse vídeo novamente, exatamente 2 anos depois. Todos sabemos que Steve Jobs faz excelentes discursos, mas este é particularmente interessante. No fundo pode parecer piegas, ultrapassado, mas contém algumas das lições que eu mesmo aprendi. A ironia é que as únicas pessoas que apreciarão esse texto, são as que já sabem o que ele quer dizer.
Recomendo também assistir o vídeo, disponível no YouTube!

Estou honrado de estar com vocês hoje na sua graduação de uma das melhores universidades do mundo. Eu nunca me formei na faculdade. Verdade seja dita, isso é o mais perto que já estive de uma graduação de faculdade. Hoje eu quero lhes contar três histórias da minha vida. Só isso. Nada de mais. Apenas três histórias.
A primeira história é sobre ligar os pontos.
Ligar os Pontos
Eu larguei a Faculdade Reed depois dos primeiros 6 meses, mas então continuei ao redor por mais 18 meses ou mais antes de realmente largar. Mas por que eu larguei?
Começou antes de eu ter nascido. Minha mãe biológica era uma jovem, não-casada estudante de graduação de faculdade, e ela decidiu me colocar para adoção. Ela sentia muito fortemente que eu deveria ser adotado por pessoas formadas, então tudo estava preparado para eu ser adotado no nascimento por um advogado e sua esposa. Exceto que quando eu apareci eles decidiram no último minuto que eles queriam mesmo uma menina. Então meus pais, que estava numa lista de espera, receberam uma ligação no meio da noite perguntando: “Temos um menino bebê inesperado; vocês o querem?” Eles disseram: “Claro.” Minha mãe biológica descobriu mais tarde que minha mãe nunca se formou na faculdade e que meu pai nunca se graduou do colégio. Ela se recusou a assinar os papéis finais de adoção. Ela apenas cedeu alguns meses depois quando meus pais prometeram que um dia eu iria para a faculdade.
E 17 anos depois eu fui pra faculdade. Mas eu ingenuamente escolhi uma faculdade que era quase tão cara quanto Stanford, e toda a poupança dos meus pais de classe média estava sendo gasto na minha faculdade. Depois de seis meses, eu não conseguia ver o valor nisso. Eu não tinha idéia do que queria fazer da minha vida e nenhuma idéia de como a faculdade iria me ajudar a descobrir. E aqui estava eu gastando todo o dinheiro que meus pais economizaram suas vidas inteiras. Então decidi largar e confiar que tudo daria certo. Foi bem assustador na época, mas olhando para trás foi uma das melhores decisões que já fiz. A partir do momento em que larguei eu pude parar de assistir às aulas obrigatórias que não me interessavam, e começar a assistir às que me interessavam.
Não foi tudo tão romântico. Eu não tinha um dormitório, então eu dormia no chão do quarto de amigos. Eu devolvia garrafas de Coca-cola por 5 centavos para comprar comida e eu andava uns 10km pela cidade todo Domingo à noite para ter uma boa refeição por semana no templo Hare Krishna. Eu adorava isso. E muito do que eu esbarrei em seguir minha curiosidade e intuição acabou se tornando de grande valor mais tarde. Me deixem dar um exemplo:
A Faculdade Reed, naquela época, oferecia talvez a melhor instrução de caligrafia do país. Por todo o campus cada pôster, cada etiqueta em cada armário, era maravilhosamente caligrafada à mão. Por causa de eu ter largado e não precisar mais ver as aulas normais, decidi ter aulas de caligrafia para aprender como fazer aquilo. Aprendi sobre tipos de serifa e sans serifa, sobre variar a quantidade de espaço entre diferentes combinações de letras, sobre o que fazia a grande tipografia grande. Era maravilhoso, histórico, artisticamente sutil de uma maneira que a ciência não consegue capturar, e eu achava fascinante.
Nada disso tinha nem uma esperança de aplicação prática na minha vida. Mas dez anos mais tarde, quando estávamos desenvolvendo o primeiro computador Macintosh, tudo isso voltou para mim. E nós desenhamos tudo isso no Mac. Foi o primeiro computador com tipografia maravilhosa. Se eu nunca tivesse entrado naquela único curso na faculdade, o Mac não teria múltiplos tipos ou fontes proporcionalmente espaçadas. E como o Windows apenas copia do mac, é possível que nenhum computador pessoal tivesse. Se eu nunca tivesse largado, nunca teria entrado naquela aula de caligrafia, e computadores pessoais poderiam não ter a maravilhosa tipografia que têm. Claro, era impossível ligar os pontos olhando para frente quando estava na faculdade. Mas estava muito, muito claro olhando dez anos para trás depois.
Novamente, você não pode ligar os pontos olhando para a frente; você apenas pode ligá-los olhando para trás. Então você tem que confiar que os pontos vão, de alguma forma, se ligar no seu futuro. Você tem que confiar em alguma coisa – sua força, destino, vida, carma, qualquer coisa. Isso nunca me deixou na mão, e tem feito toda a diferença na minha vida.
Minha segunda história é sobre amor e perda.
Amor e Perda
Eu tive sorte – encontrei o que amava cedo na minha vida. Woz e eu começamos a Apple na garagem dos meus pais quando eu tinha 20 anos. Trabalhamos duro, e em 10 anos a Apple cresceu de apenas nós dois em uma garagem para uma empresa de US$ 2 bilhões com mais de 4 mil funcionários. Tínhamos acabado de lançar nossa melhor criação – o Macintosh – um ano antes, e eu tinha acabado de fazer 30 anos. E então eu fui demitido. Como você pode ser demitido da empresa que começou? Bem, quando a Apple cresceu contratamos alguém que eu pensava que era muito talentoso para tocar a empresa para mim, e pelo primeiro ano e pouco as coisas iam bem. Mas então nossas visões de futuro começaram a divergir e eventualmente tivemos uma briga. Daí, nossa junta diretora se junto a ele. Então, aos 30, eu estava fora. E bem publicamente fora. O que tinha sido o foco da minha vida adulta inteira tinha ido embora, e isso foi devastador.
Eu realmente não sabia o que fazer por alguns meses. Eu sentia que tinha decepcionado a geração anterior de empreendedores – que eu soltei o bastão enquanto estava sendo passado para mim. Eu me encontrei com David Packard e Bob Noyce e tentei me desculpar por cagar tão feio. Foi um fracasso muito público, e eu até pensei em ir embora do Vale. Mas alguma coisa começou a crescer em mim – eu ainda amava o que fiz. O andar da carruagem não mudou nem um milímetro na Apple. Eu tinha sido rejeitado, mas eu ainda estava apaixonado. Então decidi começar de novo.
Eu não enxerguei naquela época, mas o fato é que ter sido demitido da Apple foi a melhor coisa que poderia ter acontecido comigo. O peso de ser bem sucedido foi substituído pela leveza de ser um novato novamente, menos certo sobre tudo. Me liberou para entrar em um dos períodos mais criativos da minha vida.
Durante os cinco anos seguintes, eu comecei uma empresa chamada NeXT, outra empresa chamada Pixar, e me apaixonei por uma mulher incrível que se tornaria minha esposa. Pixar acabou criando o primeiro filme de longa metragem animado por computador, Toy Story, e é agora um dos mais bem sucedidos estúdios de animação do mundo. Em uma incrível virada de eventos, a Apple comprou a NeXT, eu retornei à Apple, e a tecnologia que desenvolvemos na NeXT está no coração do renascimento atual da Apple. E Laurene e eu temos uma maravilhosa família juntos.
Tenho muita certeza que nada disso teria acontecido se eu não tivesse sido demitido da Apple. Foi um remédio terrivelmente amargo, mas acho que o paciente precisava disso. Algumas vezes a vida bate na sua cabeça com um tijolo. Mas não perca fé. Você tem que achar o que ama. E isso é verdade tanto para sua vida profissional quanto amorosa. Seu trabalho vai preencher uma grande parte da sua vida, e a única maneira de se sentir verdadeiramente satisfeito é fazendo o que acredita ser um grande trabalho. E a única maneira de fazer um grande trabalho é amando o que você faz. Se ainda não encontrou, continue procurando. Não pare. Como todos os assuntos do coração, você saberá quando encontrá-lo. E, como qualquer grande relacionamento, vai apenas se tornando melhor e melhor à medida que os anos passarem. Então continue procurando até encontrá-lo. Não pare.
Minha terceira história é sobre morte.
Morte
Quanto eu tinha 17 anos, li uma frase que era mais ou menos assim: “Se você viver cada dia como se fosse seu último, algum dia você certamente estará certo.” Deixou uma impressão em mim, e desde então, nos últimos 33 anos, eu olhava no espelho toda manhã e me perguntava: “se hoje fosse o último dia da minha vida, eu gostaria de fazer o que estou para fazer hoje?” E sempre que a resposta era “Não” por muitos dias seguidos, eu sabia que tinha que mudar alguma coisa.
Lembrar que eu estarei morto logo é a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar a tomar grandes decisões na vida. Porque quase tudo – todas as expectativas externas, todo o orgulho, todo medo de embaraçamento ou fracasso – essas coisas simplesmente padecem em face da morte, deixando apenas o que é verdadeiramente importante. Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que eu conheço de evitar as armadilhas de pensar que você tem algo a perder. Você já está nú. Não há razão para não seguir seu coração.
Mais ou menos um anos atrás, eu fui diagnosticado com câncer. Eu tinha um scan à 7:30 da manhã, e ele claramente mostrou um tumor no meu pâncreas. Eu nem mesmo sabia para que servia um pâncreas. Os médicos me disseram que era quase certo ser um tipo de câncer que é incurável, e que eu deveria esperar viver não mais do que três a seis meses. Meu médico me aconselhou a ir para casa e deixar as coisas em ordem, que é um código de médico para “prepare-se para morrer”. Significa tentar dizer a seus filhos tudo que pensou que teria os próximos 10 anos para explicar, em apenas alguns meses. Significa ter certeza que tudo está abotoado para tornar as coisas o mais fácil possível para sua família. Significa dizer seus adeus.
Eu vivi com esse diagnóstico o dia todo. No fim do dia eu fiz uma biópsia, onde eles enfiam um endoscópio pela garganta, através do meu estômago até meu intestino, colocam uma agulha no meu pâncreas e tiram algumas células do meu tumor. Eu estava sedado, mas minha esposa, que estava lá, me disse que quando eles viram as células sob um microscópio os médicos começaram a chorar porque acabou sendo uma forma muito rara de câncer pancreático que é curável com cirurgia. Eu fiz a cirurgia e estou bem agora.
Isso foi o mais próximo que cheguei de encarar a morte, e espero que tenha sido o mais próximo por mais algumas décadas. Tendo vivido por isso, eu posso dizer isso a vocês agora com um pouco mais de certeza do que quando a morte era útil mas puramente um conceito intelectual:
Ninguém quer morrer. Mesmo as pessoas que querem ir para o céu não querem morrer para chegar lá. E mesmo assim a morte é um destino que todos compartilhamos. Ninguém nunca escapou dele. E é assim mesmo que tem que ser, porque a Morte é provavelmente a melhor invenção da Vida. É o agente de mudança da Vida. Ela limpa o velho para abrir caminho para o novo. Agora mesmo o novo são vocês, mas algum dia, não muito longe de agora, vocês gradualmente se tornarão o antigo e serão limpados fora. Desculpe ser tão dramático, mas é bem verdade.
Seu tempo é limitado, então não o desperdicem vivendo a vida dos outros. Não sejam amarrados por dogma – que é viver com os resultados dos pensamentos de outras pessoas. Não deixe o barulho da opinião dos outros afogar sua própria voz interior. E mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e intuição. De alguma forma eles já sabem o que você verdadeiramente quer se tornar. Todo o resto é secundário.
Quando eu era jovem, havia uma publicação incrível chamada O Catálogo do Mundo Inteiro, que foi uma das bíblias da minha geração. Foi criado por um colega chamado Stewart Brand, não muito longe daqui, em Menlo Park, e ele trouxe isso à vida com seu toque poético. Isso foi no fim dos anos 60, antes dos computadores pessoais e ferramentas de editoração, então foi tudo feito com máquina de escrever, tesoura e câmeras polaroid. Era algo com o Google em formato de papel, 35 anos antes do Google nascer: era idealista, e transbordando de ferramentas legais e grandes noções.
Stewart e sua equipe lançaram várias edições do Catálogo do Mundo Inteiro, e então, quando chegou ao fim do seu curso, eles lançaram uma edição final. Era no meio dos anos 70, e eu tinha a idade de vocês. Na capa de trás da edição final havia uma fotografia de uma rua de campo de manhã cedo, do tipo onde vocês se encontraria pedindo carona se forem aventureiros. Embaixo estavam as palavras: “Mantenham-se com Fome. Mantenham-se Tolos.” Foi a mensagem de despedida deles quando estavam se desligando. Mantenham-se com Fome. Mantenham-se Tolos. E eu sempre desejei isso para mim mesmo. E agora, como vocês estão se graduando para começar o novo, eu desejo isso para vocês.
Mantenham-se com Fome. Mantenham-se Tolos.
Muito obrigado a todos vocês.
© Stanford University. All Rights Reserved. Stanford, CA 94305. (650) 723-2300

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Uma empresa sem clientes não tem patrimônio.


Uma empresa sem clientes não tem patrimônio.
por Paulo Do Amaral
Comunicar é um carisma, é quase que um deslumbre quando satisfazemos nossos clientes.
Muito mais que satisfazer é encantar tais clientes.
Um cliente feliz, ainda eu ouçamos um da parte deste cliente. É um Gerador de outros vários clientes.
Vender para o Dr. José da Silva é muito bom, mas vender para o seu Zé não sei das quantas é um encanto ainda maior.
Satisfação de clientes não se compra, se conquista.
E esta conquista é dura, mas nada que um olho no, olho e ou um sim ou não dito com cortesia e civilidade possa impedir que ele volte ou fale: “Naquela empresa fui atendido como gente.”
Data, hora e prestação de contas do produto ou serviço é o segredo para agradar esta maior riqueza, nossos clientes!!!
Capixabas é o momento de vender, vender bem, vender com fidelização.
Uma empresa sem clientes não tem patrimônio. Ainda que ela tenha  um ativo de milhões .
Mas um déficit enorme quando este empresário vai para a sua casa e o travesseiro lhe condena.
Capixabas os clientes são a extensão de sua família.
E vamos progredir capixabas.
Atendimentooooo

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

SEJA MAIS RESPONSÁVEL POR SUA SAÚDE


Por Dr. Audinei Carlos Das Neves - Fisioterapeuta  
Corre, agita, disputa, tem que ser o melhor, vamos lá, operário padrão. Sendo patrão ou empregado, competição e estresse afetam a todos.
Independente dos objetivos de cada um, todos correm para alcançá-los , mostrar seu valor, que são melhores, os primeiros, querem tudo para ontem.
E, dentro desta ciranda, deixam de perceber seu próprio corpo.
Por não conhecer direito o próprio corpo e também não querer perder tempo, usam aquilo que parece ser a solução mais rápida para seus sintomas, apelando para máquinas, aparelhos, cirurgias e remédios, pois precisam continuar correndo. Mesmo sabendo que a saúde não está numa caixinha.
Por falta de consciência corporal, até pessoas jovens já apresentam alterações na forma e função do organismo. Porém, como é algo habitual,  vão se acostumando, não percebem nem que tem dificuldade para sentir os problemas. Até que alguma doença apareça, ou no dia que alguém disser que você fala alto ou que seu filho tem escoliose e está corcunda.
Para ter consciência corporal, isto é, para que o cérebro perceba seu corpo e onde você está naquele momento, ele depende exclusivamente dos nervos que transmitem os estímulos.
Tudo que você quiser mudar em seu corpo precisa do hábito, se quer relaxar precisa aprender e praticar o relaxamento. Essas informações chegam ao cérebro onde são processadas e incorporadas aos hábitos diários.
Se correr o bicho pega e se ficar o bicho come, então, vai andando.




CONDICIONAMENTO FÍSICO


CONDICIONAMENTO FÍSICO
Por Dr. Audinei Carlos Das Neves - Fisioterapeuta  
Ao longo de 4 décadas, com o advento da tecnologia e a diminuição das atividades físicas, nos tornamos sedentários. Ao diminuir a utilização dos músculos, muitos entram em atrofia por desuso.
Ocorre um enfraquecimento de parte da musculatura, enquanto outros músculos entram em sobrecarga para compensar esse desequilíbrio de força. Provocando flacidez em algumas partes do corpo e contraturas e rigidez em outras.
Simultaneamente, com a necessidade de movimentar o corpo para minimizar os efeitos negativos do sedentarismo, proliferaram as academias de ginástica no intuito de recuperar e manter a saúde da população.
E, foi numa academia que no ano de 2000, iniciei um trabalho de exercícios de conscientização corporal, alongamento e fortalecimento muscular, realizado em grupos.
Até aquele momento considerava que força se adquiria somente levantando peso, fazendo esforço, como havia aprendido na faculdade. Mas, pouco tempo depois de estar trabalhando com o Reequilíbrio Corporal Consciente®, conceito de saúde que leva ao relaxamento corporal, pude observar aumento de massa muscular, força e a melhora da postura dos pacientes.
Com mãos e movimentos, é possível estimular nervos, músculos e tecidos adjacentes, para obter a reação do corpo, que recupera suas formas e funções.
E, mesmo sendo esse um conceito oposto ao do fortalecimento pelo esforço, hoje posso afirmar que através de alongamento em relaxamento é possível chegar ao que há de melhor em condicionamento físico.

domingo, 18 de setembro de 2011

SICOOB / Credicaf - Uma realização profissional "Eu faria novamente sem custos".

Sicoob Credicaf

Certamente o trabalho mais prazeroso que fiz em toda a minha vida. 
O espírito visionário destes homens me transformou em outro profissional e homem. 
Na época ninguém acreditava que eu não conseguiria fazer este trabalho, mas o superintendente Willian Berbet Tomaz sempre opinava, motivava e acima de tudo junto com João Noronha não me deixaram um só dia sem alegria e criatividade.
Foram seis meses de pesquisas, entrevistas, trinta horas de filmagens, 20 gigabytes de fotos e um maravilhoso aprendizado com produtores rurais e com a direção da madre do Sicoob Credicaf, a Coocafé.
Fernando Cerqueira presidente da Coocafé,
Paulo do Amaral e o presidente dO Siccob/Credicaf 
O SICOOB/ Credicaf é uma família, como disse a funcionária mais antiga da cooperativa de crédito: Raquel Maria de Souza: "Aqui é igual coração de mãe sempre cabe mais um"

Outro ponto determinante foi quando o senhor Fernando Cerqueira, diretor administrativo da entidade e presidente da Coocafé afirmou que na época muitos tinham um espírito derrotivo e pensavam que a cooperativa acabou devido a extinção do antigo BNCC - Banco Nacional de Credito Cooperativo.
Mas a grande mudança da cooperativa foi a associação a Crediminas e transformação em cooperativa de livre admissão. Ou seja o SICOOB/Credicaf não é somente voltada para os produtores rurais mas também a todos que desejarem ser associados
No dia 10 de outubro de 2008 foi realizado um evento simultâneo em oito cidades marcou a comemoração dos 20 anos da Cooperativa Sicoob/Credicaf, da região de Lajinha. A festa foi realizada nas cidades de Lajinha, Pocrane, Ipanema, Martins Soares, Conceição de Ipanema, Mutum, Chalé, Durandé e Pocrane.
Sandra Cristina Leite, secretária de Ass. Social, Zezinho, (Aquia Video)
Paulo do Amaral (diretor geral), Gustavo penedo (Editor de trilha sonora) e Agnaldo Serrano ( Narração)
Em Lajinha, berço da Credicaf, o Presidente João Noronha, falou da alegria das conquistas ao longo deste período e comentou os projetos e novidades para os próximos anos.
No aniversário de 20 anos a cooperativa facilitou a participação dos associados em todos os municípios, principalmente os mais distantes da sede da cooperativa. “Dessa forma foi possível integrar nossos associados e colaboradores em cada local e comemorar os resultados da cooperativa”, explicou.
O presidente da cooperativa de credito, João Noronha: enfatizou na oportunidade que estes vinte anos não foram fácies, mas a força da união mudou a economia da região.
 “É um momento muito especial. Temos muito a agradecer. Foi uma longa trajetória com várias batalhas. Com união, força e apoio dos associados e dedicação dos funcionários conseguimos superá-los”, considerou o presidente durante sua fala na festa de vinte anos.
Fundadores quando obtiveram seu favor por vinte anos de luta e determinação com um placa comemorativa.  
 João Noronha explicou que a cooperativa vem modernizando suas unidades e desenvolve um processo de reestruturação. “Hoje a cooperativa não é mais um sonho, todos os que se associam encontram uma realidade que não deve nada ao sistema financeiro”.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Jornal União do Bairros. Pioneiro, Inovador, Criativo!


Quem é fiel te muitos apelidos, mas um só nome:
do jornal União dos Bairros.
O tablóide semanário União dos Bairros foi fundado por Paulo do Amaral em 1996 no município de Governador Valadares no leste do estado de MG. Com tiragem mensal de 5.000 (cinco mil exemplares)
Na época a periferia valadarense sofria descasos administrativos municipais com uma precária coleta de lixo, falta de abastecimento de água potável resultando aos munícipes contratempos variados e perceptíveis a todos.
A Associação dos Bairros Unidos no bairro do bairro São Cristóvão e adjacências e este jornalista efetivaram uma parceria afim de que as reivindicações e até mesmo abandono do poder publico naquela região fosse proclamada e propagada através do Jornal União dos Bairros. Esta união das associações de bairros da comunidade oeste Valadarense já no segundo exemplar obtiveram pequenas, para não dizer mínimas melhorias na região. Mas o grande resultado entre a ABU e o Jornal União dos Bairros foi a reabertura de negociações e algumas praticas de reivindicações possíveis para a administração publica municipal.
No primeiro semestre o jornal iniciou sua produção quinzenal e abrangeu outros bairros do citado município, tornando-se semanal e destruído nas associações de moradores e padarias cadastradas na maioria dos bairros Valadarenses.
O Jornal Semanário União dos Bairros era um jornal dirigido para as classes C, D e E, noticiando cultura, esportes, benesses, calamidades, fazia uma parceria com a Policia Militar e seus PPC’S (Posto de Policiamento Comunitário) apregoando gente que faz.
Em bairros existem cidadão que dignamente exercem cidadania em prol de sua comunidade sem salários. Olhem, são melhores que muitos vereadores!
Foram oito maravilhosos anos noticiando a periferia em todo o município Valadarense, com tiragem de 15.000 exemplares fiscalizando na Câmara de Vereadores e sempre obtendo dos prefeitos eleitos e ou as analises das deficiências dos bairros daquela cidade.
Obtivemos em parceria com as associações de moradores varias vitórias, mas a maior deles foi a constituição do Conselho Municipal de Associações de Moradores. Uma Grande Vitória.
Por fim todos em os anos fazíamos a Festa do Mérito Comunitário. Nesta festa todos os moradores de bairros voluntários e não cabos eleitorais eram galardoados.
Enfim ser proprietário, editor, reportes, designer e destruidor de jornais em uma bicicleta me ensinou a amar a comunicação não tendenciosa.

Propaganda não custa caro!


Ninguém vai procurar a sua empresa se não souber que ela existe.
Qualquer empresa necessita de propaganda para aumentar a procura pelos seus produtos e/ou serviços.
A propaganda é indispensável para qualquer empresa, independente do seu porte.
A propaganda é um instrumento de ajuda às empresas. Informa aos consumidores sobre os seus produtos e/ou serviços.
A pequena empresa também pode fazer propaganda?
Tem muita gente que acha que só as grandes empresas conseguem fazer propaganda. É um erro pensar assim. Muitas empresas pequenas fazem boa parte dos seus negócios fazendo propaganda de várias formas e com um custo muito baixo, ganhando com isso produtividade e competitividade.


Fazer propaganda não custa caro!
A propaganda torna-se cara quando realizada com amadorismo e elaborada sem objetivo definido. A propaganda é um bom negócio quando ajuda a vender. E ninguém precisa começar investindo o que não pode investir. As vezes, ganha mais quem come pelas beiradas, avança aos poucos, vai devagar e sempre.

A empresa deve fazer propaganda do jeito que pode pagar.
Não importa o tamanho da verba publicitária. O que importa é investir de forma correta. Se a empresa investe de forma correta em propaganda, vai render bons lucros para investir muito mais.

O primeiro passo é o orçamento. Quantificar o valor disponível para a campanha. Não importa se a verba é pequena, a propaganda tem que se adequar a ela.

O segundo passo é elaborar a campanha a partir do orçamento disponibilizado. Pode ser feita uma excelente campanha com uma verba pequena.

O terceiro passo é determinar quais serão os meios de divulgação condicionados ao valor da verba publicitária. Existem várias formas e alternativas de comunicação que podem ser usadas. Mesmo com uma verba pequena é possível fazer uma boa divulgação e alcançar bons resultados.

A empresa deve fazer sua propaganda sozinha?
Não. Esse é um dos erros mais comuns dos pequenos e microempresários. O barato muitas vezes sai caro. Por falta de orientação muitas empresas gastam mais do que necessitam e não alcançam o resultado esperado. O ideal é estar sempre assessorado por profissionais especializados no setor de publicidade.
Os publicitários elaboram as melhores e mais criativas alternativas de comunicação dentro do orçamento possível e aceitável para as pequenas e microempresas.

Agência de propaganda, também, não custa caro...
A vantagem de contratar uma agência de propaganda é que ela é composta por profissionais que passam o dia pensando pela empresa, como usar corretamente a verba publicitária, criando melhores soluções para comunicar produtos, serviços e até a marca, além de prestar serviço de consultoria a respeito dos problemas do cliente. Contratar uma agência de propaganda com habilidade profissional não custa caro e promove um retorno tão contagiante que a sua empresa ficará VICIADA em comunicação. Os custos da agência de propaganda são apresentados a você antes que se comece a desenvolver qualquer trabalho e esse custo também tem que ser adequado ao montante da verba.

Sua empresa é pequena, hoje.
Quem apostar no seu crescimento cresce junto.


Porque uma agência de propaganda estruturada e de qualidade se interessa por uma verba pequena como a da sua empresa?
Simplesmente porque um profissional de propaganda de visão é capaz de perceber todas as potencialidades de um negócio promissor. Há negócios que estão prontos para crescer, só falta propaganda. A maioria das grandes empresas já foram um dia exatamente do tamanho que sua empresa tem hoje e que os investimentos em propaganda as transformaram em negócios milionários. Isso quer dizer que você deve procurar uma boa agência de propaganda se realmente acredita que o seu negócio poderá ser verdadeiramente grande um dia.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

OS 1O MANDAMENTOS DA MOTIVAÇÃO


por Paulo Do Amaral, sexta, 1 de julho de 2011 às 19:22

"As pessoas dizem frequentemente que a motivação não dura.
Bem, nem o banho - e é por isso que ele é recomendado diariamente." (Zig Ziglar)
Imagine que numa equipe de vendas externas existam dois profissionais:
João, um excelente profissional que domina técnicas, tem uma fantástica oratória e poder de persuasão, mais além: ele é bom e sabe disso.
Antonio vende os mesmos produtos, inclusive teve os mesmos treinamentos. Ele é um tanto quanto “limitado”, tem muitos bloqueios, crenças limitantes e medos. É gago e tímido.
João espera as coisas acontecerem, não corre atrás de metas, não se preocupa em encantar e fidelizar os seus clientes. Já Antonio dedica-se e dá o seu melhor, afinal, ele sabe que se não é possível vencer pelo talento, o esforço “quebra o galho”.
João tem muito “atributos”, mas lhe falta o que sobra a Antonio: MOTIVAÇÃO {e isso faz a diferença}. Não estou dizendo que não se precisa de talentos, ao contrário! Criativos, empreendedores, bons lideres, ótimos vendedores e excelentes comunicadores são geralmente os mais ricos do mundo. Apenas afirmo que talento sem motivação é desperdício, é como um rei sem coroa...
Pense: se um incompetente motivado é capaz de grandes feitos, o que não pode fazer um COMPETENTE MOTIVADO?!
De acordo com Maslow, considerado por muitos o “pai da motivação”, todas as pessoas querem: ter mais dinheiro, boa saúde, ter longevidade, ter felicidade, estima e aceitação, paz de espírito, segurança, etc.
Abaixo citarei o que eu classifico como os 10 mandamentos da motivação, todos são importantes e se interligam. Confira:
1. Não seja um procrastinador:
Não adie as tarefas de hoje. Também não adie suas decisões. Faça isso por você. Evite acumular afazeres, pois alguns tentam dedicar-se a muitas coisas ao mesmo tempo, além de estressante é um convite para o fracasso.
2. Comece algo e termine:
Lembro-me de uma ocasião em que passei algumas horas escrevendo um artigo e o computador “travou”. Perdi tudo {não fiquei nada feliz}. Eu havia começado, mas o final era a minha motivação. Se você começar algo, termine, a menos que o sentimento de frustração seja bom pra você.
3. Confie em você mesmo:
Ao atender centenas de pessoas e empresas, detectei diversos casos em que sobrava capacidade, mas faltava confiança. Há ocasiões que o segredo do êxito é apenas “confiar no seu taco” e ter “bala na agulha”. A PNL nos ensina ao dizer que: “Todos possuem os recursos que necessitam, basta acessá-los”. Fale em alta voz: Sim, eu posso... Eu me permito... Eu vou.
4. Valorize o que realmente importa:
Defina suas metas, suas prioridades e valores. Equilibre seu tempo, não viva só para o trabalho, por exemplo. Desfrute de momentos felizes ao lado de seus familiares. Pratique atividades físicas, leia bons livros, ouça boas músicas, exercite a sua fé.
5. Tenha grandes planos:
Você quer ser grande? Ande com os grandes! Quer ter grandes realizações e sucesso? Tenha objetivos e metas, e corra atrás... Não seja medíocre!
6. Agradeça sempre:
Pense nisso: “Sempre reclamei dos meus sapatos, até que um dia, ao dobrar uma esquina, avistei um homem sentado sem os dois pés.” Reveja seus conceitos de necessidades.
7. Ame-se MUITO:
O maior amor que podemos sentir é o amor próprio. Este sentimento profundo a cerca de nós mesmos nos fará amar incondicionalmente o próximo e o Arquiteto do Universo. Quando temos uma boa autoestima nossos relacionamentos são mais saudáveis.
8. Não tenha medo de fracassar:
O fracasso é uma ação, não é uma pessoa... É apenas uma oportunidade de fazer diferente, de recomeçar de outra forma, portanto, mesmo que você caia, levante-se com classe, e saiba que os tombos te ensinarão novas manobras.
9. Seja disciplinado:
Nem sempre é possível fazer o que se quer. Nem todos ganham o quanto gostariam ou fazem o que sabem e/ou amam. Disciplina é plantar pra colher, só que o plantio é árduo. A disciplina transformou um camelô num dos maiores empreendedores do mundo.
10. Persista, persista, persista...
Olhe para seu alvo, fixe os olhos nele e prossiga até tocá-lo. Será fácil? É bem provável que não, mas ainda que você seja surrado, não seja nocauteado. Fomos criados para sonhar e são eles {os sonhos} que abastecem a nossa alma. Não venda os seus sonhos, não desista deles, não deixem roubá-lo de você.
L.U.T.E. S.E.M.P.R.E!

Razões para Investir em Brindes Publicitários


Esta é uma excelente abordagem ao público, pois há uma série de vantagens nos brindes publicitários e artigos promocionais. Se está a pensar em brindes publicitários ou corporativos para o seu negócio ou organização, é imperativo lembrar que as principais razões para o seu sucesso baseiam-se no custo, no controlo e na estréia ligação que é criada com o mercado. Estas são as principais razões porque os brindes publicitários e os artigos promocionais funcionam tão bem na maioria das situações!


Em primeiro lugar, brindes publicitários e corporativos podem ajudar o seu negócio, porque são rentáveis. Artigos como canetas, porta-chaves, tapetes de rato com o nome da sua empresa não são caros, e fornecem muita publicidade. Enquanto alguns podem optar por gastar milhares num "spot" televisivo que só funciona um mês, a sua empresa pode gastar milhares em brindes publicitários obtendo assim publicidade por tempo ilimitado. Porquê? Bem, quando alguém pega numa "pen drive", com o seu logotipo e o seu número de telefone, ele ou ela pode mantê-lo por muito tempo. Embora possam não necessitar dos seus serviços agora, dentro de três anos, poderão, e desde que guardem a sua "pen drive" ou caneta, eles sabem exatamente quem chamar! Imagine também como o poder da publicidade vai multiplicar as suas canetas como aquela esquecida no banco, no café, ou a que emprestou aos seus familiares e amigos.


Os brindes publicitários e promocionais também permitem controlar a forma como as pessoas vêem a sua marca e mensagem de marketing. Por exemplo, se o seu consultório médico é visto como mais apropriado para os adultos, pode usar produtos promocionais como mini-bolas de praia para mostrar que se destina também a crianças. Isto é especialmente importante quando a sua empresa está numa fase de renovação de imagem. Os brindes publicitários e promocionais dão-lhe o controlo para escolher o layout com o seu logotipo e endereço, bem como usar cores específicas. Há literalmente centenas de brindes publicitários a considerar, assim pode escolher o que melhor se adapta à sua empresa, à organização do seu mercado-alvo e a mensagem promocional específica que tem em mente.


Por último, uma das principais vantagens dos brindes publicitários é que eles permitem uma ligação aos seus clientes de uma forma única e memorável. Oferecer produtos promocionais é um valor para os seus clientes. Todos adoram receber brindes grátis! Também pode usar o seu brinde publicitário para atrair clientes numa convenção ou exposição.


As vantagens dos brindes publicitários são inúmeras. Considerá-los para o seu negócio é uma boa estratégia porque podem realmente dar-lhe o impulso das vendas que precisa.


sábado, 10 de setembro de 2011

Clientes - Aprenda a ouvi-los e satisfaça-os.


por Paulo Do Amaral, domingo, 30 de janeiro de 2011 às 03:41
Saber o que os clientes querem receber, suas necessidades e dificuldades são fatores determinantes para as boas relações e para produtividade da empresa. As empresas estão no meio de um processo de mudanças básicas: de um mundo que fabrica, comercializa e vende produtos, para um mundo em que os clientes exigem o tipo de produto e serviço pelo qual estão dispostos a pagar. Se os clientes não conseguem o que querem da maneira que desejam, vão procurar no concorrente. Cliente satisfeito significa que foram atendidas suas exigências, algo que parece simples na teoria, mas que é muito difícil na prática, pois em geral os clientes não são muito claros sobre suas exigências. É necessário compreender de maneira mais profunda e completa as atitudes, crenças e valores dos clientes, pois os clientes estão cada vez mais conscientes, mais exigentes e mais agressivos nas suas necessidades. O Cliente pode demonstrar uma expectativa que talvez nunca lhe tenha ocorrido, a empresa não pode pensar que há poucas ou nenhuma reclamação, pois isso não quer dizer que o cliente esteja satisfeito.


O que é Satisfação do Cliente
A meta das empresas deveria ser aprender mais sobre as necessidades de cada um de seus clientes para poderem preencher as lacunas, ou seja, a diferença entre o que os clientes individuais aceitam e o que cada um deseja exatamente. Na visão de Hoffman (2003, p. 330) o que é a satisfação do cliente; dizendo de modo simples, se as percepções de um cliente satisfazerem suas expectativas, diz-se que as expectativas foram confirmadas e o cliente está satisfeito. É vital ouvir e atender às necessidades e preferências de cada cliente. Para aumentar a satisfação dos clientes à empresa tem de fazer mais do que ouvir simultaneamente o que os clientes dizem. A empresa precisa também descobrir o que há por trás dos componentes externos do comportamento dos clientes (o que compram, como compram e quando compram). Se a empresa não souber o que se passa nos corações e nas mentes dos clientes e não integrar essas informações às expectativas externas, o quadro não está completo. O objetivo é conhecer intimamente o cliente para melhor atende-lo, bem como, saber o seu grau de satisfação quão à empresa, produtos e atendimento. Numa tentativa de compreender os desejos e as necessidades dos clientes, sabe-se que cada cliente é um desafio. Ao mesmo tempo em que pode chegar uma pessoa bem-humorada, que sabe exatamente do que precisa, o balconista corre o risco de atender o cliente mais exigente e confuso que poderia existir. O mercado está extremamente competitivo. E o grande diferencial entre um bom e um mau balconista está na habilidade de tratar bem o cliente em qualquer ocasião. Há casos de o cliente ter ficado descontente, o segredo é ouvi-lo atentamente e resolver o problema de uma maneira que o agrade.
É verdade que simpatia e carisma cativam a clientela.
A Importância da Satisfação do Cliente Não se pode minimizar a importância da satisfação do cliente. Sem clientes, a empresa não tem razão de existir. Esperar que os clientes reclamem para identificar os problemas é muito ingênuo por parte dos gerentes. Os clientes ficaram mais difíceis de contentar. Hoje eles estão mais bem informados do que nunca; suas expectativas aumentaram e estão mais meticulosos sobre onde gastar o seu dinheiro. Hoffman (2003, p.329) assim se refere: As empresas em média, não escutam nada de 96% de seus clientes insatisfeitos; para cada queixa recebida, na verdade 26 clientes tiveram o mesmo problema; as pessoas que tem um problema contam em média para 9 ou 10 outras pessoas. Treze por cento contam a mais de 20; clientes que tem queixas resolvidas satisfatoriamente contam em média para cinco outras pessoas sobre o tratamento que receberam; os que fizeram queixas têm mais possibilidade de fazer com você outra vez do que os que não fizeram: 54 a 70% se foram totalmente resolvidas, e 95% se foram atendidas rapidamente.


O que satisfaz um cliente?
Um produto que atenda as suas necessidades, a um preço atraente? Ou um bom serviço? Ou ambos? Qualquer que seja a resposta, é preciso compreender que o cliente satisfeito é a base de futuros negócios. A Satisfação de um cliente é decorrência de uma série de eventos que começa quando a empresa procura pela primeira vez o cliente e é uma tarefa que, na verdade, nunca termina. Desta forma, a satisfação do cliente pode ocorrer em função da disponibilidade dos produtos em estoque, da entrega pontual desses produtos e pela qualidade do atendimento prestado. Ressalta-se que a empresa deve ter um laço de credibilidade e confiança do cliente em relação à loja, ele sempre se lembrará do estabelecimento como um grande diferencial. Para as empresas de autopeças em que a venda do produto depende de uma necessidade específica do cliente, é preciso criar mecanismos para que o processo de venda não seja tão simplificado, ou seja, o cliente entra na loja, pede a peça no balcão, paga e vai embora.


Benefícios da Satisfação do Cliente
Sabe-se que satisfazer clientes não é uma tarefa impossível. Com efeito, satisfazer e superar as suas expectativas pode trazer diversos benefícios para a empresa. Freqüentemente, os clientes estão dispostos a pagar mais e ficar com uma empresa que satisfaça as suas necessidades do que assumir os riscos associados com as ofertas de serviços mais baratos. É comum as pessoas comprarem em uma determinada loja por terem afinidades com os vendedores. Mas, para que esse relacionamento seja realmente harmonioso, os balconistas precisam conhecer muito o que estão vendendo, pois só assim, é possível explicar com clareza para os clientes quando ele adquire uma peça errada ou defeituosa, isso ocorre muito em empresas de autopeças. De acordo com Hoffman (2003, p.332) as empresas que se orgulham de seus esforços para a satisfação dos clientes em geral são melhores para o trabalho. Sabe-se que um cliente insatisfeito não volta a loja, e empresas inteligentes detectam necessidades não satisfeitas. As necessidades dos clientes em geral, são complexas, sutis e mudam com rapidez. Cobra (1993, p. 24) afirma que: Através da identificação de necessidades de atendimento não satisfeitas, uma empresa pode conseguir importantes vantagens competitivas. Ao inovar no atendimento, uma empresa pode se destacar da sua concorrência, ganhando pontos importantes na disputa de mercado. As pesquisas de satisfação também transmitem para os clientes a mensagem de que a empresa preocupa-se com o bem-estar e valoriza a contribuição a respeito do seu processo de prestação de serviços. Os clientes estão cada vez mais exigentes. eja na qualidade dos produtos, no cumprimento dos prazos de entrega, ou na solução de problemas. Se a empresa não atender essas exigências, a concorrência o fará. O que significa, que a empresa precisa melhorar o seu desempenho em todas as áreas, trabalhando continuamente para aperfeiçoar o seu desempenho e a qualidade dos seus processos, produtos e serviços