Páginas

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

CONDICIONAMENTO FÍSICO


CONDICIONAMENTO FÍSICO
Por Dr. Audinei Carlos Das Neves - Fisioterapeuta  
Ao longo de 4 décadas, com o advento da tecnologia e a diminuição das atividades físicas, nos tornamos sedentários. Ao diminuir a utilização dos músculos, muitos entram em atrofia por desuso.
Ocorre um enfraquecimento de parte da musculatura, enquanto outros músculos entram em sobrecarga para compensar esse desequilíbrio de força. Provocando flacidez em algumas partes do corpo e contraturas e rigidez em outras.
Simultaneamente, com a necessidade de movimentar o corpo para minimizar os efeitos negativos do sedentarismo, proliferaram as academias de ginástica no intuito de recuperar e manter a saúde da população.
E, foi numa academia que no ano de 2000, iniciei um trabalho de exercícios de conscientização corporal, alongamento e fortalecimento muscular, realizado em grupos.
Até aquele momento considerava que força se adquiria somente levantando peso, fazendo esforço, como havia aprendido na faculdade. Mas, pouco tempo depois de estar trabalhando com o Reequilíbrio Corporal Consciente®, conceito de saúde que leva ao relaxamento corporal, pude observar aumento de massa muscular, força e a melhora da postura dos pacientes.
Com mãos e movimentos, é possível estimular nervos, músculos e tecidos adjacentes, para obter a reação do corpo, que recupera suas formas e funções.
E, mesmo sendo esse um conceito oposto ao do fortalecimento pelo esforço, hoje posso afirmar que através de alongamento em relaxamento é possível chegar ao que há de melhor em condicionamento físico.

Nenhum comentário: