Páginas

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Informativo Cras de lajinha








domingo, 18 de setembro de 2011

SICOOB / Credicaf - Uma realização profissional "Eu faria novamente sem custos".

Sicoob Credicaf

Certamente o trabalho mais prazeroso que fiz em toda a minha vida. 
O espírito visionário destes homens me transformou em outro profissional e homem. 
Na época ninguém acreditava que eu não conseguiria fazer este trabalho, mas o superintendente Willian Berbet Tomaz sempre opinava, motivava e acima de tudo junto com João Noronha não me deixaram um só dia sem alegria e criatividade.
Foram seis meses de pesquisas, entrevistas, trinta horas de filmagens, 20 gigabytes de fotos e um maravilhoso aprendizado com produtores rurais e com a direção da madre do Sicoob Credicaf, a Coocafé.
Fernando Cerqueira presidente da Coocafé,
Paulo do Amaral e o presidente dO Siccob/Credicaf 
O SICOOB/ Credicaf é uma família, como disse a funcionária mais antiga da cooperativa de crédito: Raquel Maria de Souza: "Aqui é igual coração de mãe sempre cabe mais um"

Outro ponto determinante foi quando o senhor Fernando Cerqueira, diretor administrativo da entidade e presidente da Coocafé afirmou que na época muitos tinham um espírito derrotivo e pensavam que a cooperativa acabou devido a extinção do antigo BNCC - Banco Nacional de Credito Cooperativo.
Mas a grande mudança da cooperativa foi a associação a Crediminas e transformação em cooperativa de livre admissão. Ou seja o SICOOB/Credicaf não é somente voltada para os produtores rurais mas também a todos que desejarem ser associados
No dia 10 de outubro de 2008 foi realizado um evento simultâneo em oito cidades marcou a comemoração dos 20 anos da Cooperativa Sicoob/Credicaf, da região de Lajinha. A festa foi realizada nas cidades de Lajinha, Pocrane, Ipanema, Martins Soares, Conceição de Ipanema, Mutum, Chalé, Durandé e Pocrane.
Sandra Cristina Leite, secretária de Ass. Social, Zezinho, (Aquia Video)
Paulo do Amaral (diretor geral), Gustavo penedo (Editor de trilha sonora) e Agnaldo Serrano ( Narração)
Em Lajinha, berço da Credicaf, o Presidente João Noronha, falou da alegria das conquistas ao longo deste período e comentou os projetos e novidades para os próximos anos.
No aniversário de 20 anos a cooperativa facilitou a participação dos associados em todos os municípios, principalmente os mais distantes da sede da cooperativa. “Dessa forma foi possível integrar nossos associados e colaboradores em cada local e comemorar os resultados da cooperativa”, explicou.
O presidente da cooperativa de credito, João Noronha: enfatizou na oportunidade que estes vinte anos não foram fácies, mas a força da união mudou a economia da região.
 “É um momento muito especial. Temos muito a agradecer. Foi uma longa trajetória com várias batalhas. Com união, força e apoio dos associados e dedicação dos funcionários conseguimos superá-los”, considerou o presidente durante sua fala na festa de vinte anos.
Fundadores quando obtiveram seu favor por vinte anos de luta e determinação com um placa comemorativa.  
 João Noronha explicou que a cooperativa vem modernizando suas unidades e desenvolve um processo de reestruturação. “Hoje a cooperativa não é mais um sonho, todos os que se associam encontram uma realidade que não deve nada ao sistema financeiro”.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Jornal União do Bairros. Pioneiro, Inovador, Criativo!


Quem é fiel te muitos apelidos, mas um só nome:
do jornal União dos Bairros.
O tablóide semanário União dos Bairros foi fundado por Paulo do Amaral em 1996 no município de Governador Valadares no leste do estado de MG. Com tiragem mensal de 5.000 (cinco mil exemplares)
Na época a periferia valadarense sofria descasos administrativos municipais com uma precária coleta de lixo, falta de abastecimento de água potável resultando aos munícipes contratempos variados e perceptíveis a todos.
A Associação dos Bairros Unidos no bairro do bairro São Cristóvão e adjacências e este jornalista efetivaram uma parceria afim de que as reivindicações e até mesmo abandono do poder publico naquela região fosse proclamada e propagada através do Jornal União dos Bairros. Esta união das associações de bairros da comunidade oeste Valadarense já no segundo exemplar obtiveram pequenas, para não dizer mínimas melhorias na região. Mas o grande resultado entre a ABU e o Jornal União dos Bairros foi a reabertura de negociações e algumas praticas de reivindicações possíveis para a administração publica municipal.
No primeiro semestre o jornal iniciou sua produção quinzenal e abrangeu outros bairros do citado município, tornando-se semanal e destruído nas associações de moradores e padarias cadastradas na maioria dos bairros Valadarenses.
O Jornal Semanário União dos Bairros era um jornal dirigido para as classes C, D e E, noticiando cultura, esportes, benesses, calamidades, fazia uma parceria com a Policia Militar e seus PPC’S (Posto de Policiamento Comunitário) apregoando gente que faz.
Em bairros existem cidadão que dignamente exercem cidadania em prol de sua comunidade sem salários. Olhem, são melhores que muitos vereadores!
Foram oito maravilhosos anos noticiando a periferia em todo o município Valadarense, com tiragem de 15.000 exemplares fiscalizando na Câmara de Vereadores e sempre obtendo dos prefeitos eleitos e ou as analises das deficiências dos bairros daquela cidade.
Obtivemos em parceria com as associações de moradores varias vitórias, mas a maior deles foi a constituição do Conselho Municipal de Associações de Moradores. Uma Grande Vitória.
Por fim todos em os anos fazíamos a Festa do Mérito Comunitário. Nesta festa todos os moradores de bairros voluntários e não cabos eleitorais eram galardoados.
Enfim ser proprietário, editor, reportes, designer e destruidor de jornais em uma bicicleta me ensinou a amar a comunicação não tendenciosa.

Propaganda não custa caro!


Ninguém vai procurar a sua empresa se não souber que ela existe.
Qualquer empresa necessita de propaganda para aumentar a procura pelos seus produtos e/ou serviços.
A propaganda é indispensável para qualquer empresa, independente do seu porte.
A propaganda é um instrumento de ajuda às empresas. Informa aos consumidores sobre os seus produtos e/ou serviços.
A pequena empresa também pode fazer propaganda?
Tem muita gente que acha que só as grandes empresas conseguem fazer propaganda. É um erro pensar assim. Muitas empresas pequenas fazem boa parte dos seus negócios fazendo propaganda de várias formas e com um custo muito baixo, ganhando com isso produtividade e competitividade.


Fazer propaganda não custa caro!
A propaganda torna-se cara quando realizada com amadorismo e elaborada sem objetivo definido. A propaganda é um bom negócio quando ajuda a vender. E ninguém precisa começar investindo o que não pode investir. As vezes, ganha mais quem come pelas beiradas, avança aos poucos, vai devagar e sempre.

A empresa deve fazer propaganda do jeito que pode pagar.
Não importa o tamanho da verba publicitária. O que importa é investir de forma correta. Se a empresa investe de forma correta em propaganda, vai render bons lucros para investir muito mais.

O primeiro passo é o orçamento. Quantificar o valor disponível para a campanha. Não importa se a verba é pequena, a propaganda tem que se adequar a ela.

O segundo passo é elaborar a campanha a partir do orçamento disponibilizado. Pode ser feita uma excelente campanha com uma verba pequena.

O terceiro passo é determinar quais serão os meios de divulgação condicionados ao valor da verba publicitária. Existem várias formas e alternativas de comunicação que podem ser usadas. Mesmo com uma verba pequena é possível fazer uma boa divulgação e alcançar bons resultados.

A empresa deve fazer sua propaganda sozinha?
Não. Esse é um dos erros mais comuns dos pequenos e microempresários. O barato muitas vezes sai caro. Por falta de orientação muitas empresas gastam mais do que necessitam e não alcançam o resultado esperado. O ideal é estar sempre assessorado por profissionais especializados no setor de publicidade.
Os publicitários elaboram as melhores e mais criativas alternativas de comunicação dentro do orçamento possível e aceitável para as pequenas e microempresas.

Agência de propaganda, também, não custa caro...
A vantagem de contratar uma agência de propaganda é que ela é composta por profissionais que passam o dia pensando pela empresa, como usar corretamente a verba publicitária, criando melhores soluções para comunicar produtos, serviços e até a marca, além de prestar serviço de consultoria a respeito dos problemas do cliente. Contratar uma agência de propaganda com habilidade profissional não custa caro e promove um retorno tão contagiante que a sua empresa ficará VICIADA em comunicação. Os custos da agência de propaganda são apresentados a você antes que se comece a desenvolver qualquer trabalho e esse custo também tem que ser adequado ao montante da verba.

Sua empresa é pequena, hoje.
Quem apostar no seu crescimento cresce junto.


Porque uma agência de propaganda estruturada e de qualidade se interessa por uma verba pequena como a da sua empresa?
Simplesmente porque um profissional de propaganda de visão é capaz de perceber todas as potencialidades de um negócio promissor. Há negócios que estão prontos para crescer, só falta propaganda. A maioria das grandes empresas já foram um dia exatamente do tamanho que sua empresa tem hoje e que os investimentos em propaganda as transformaram em negócios milionários. Isso quer dizer que você deve procurar uma boa agência de propaganda se realmente acredita que o seu negócio poderá ser verdadeiramente grande um dia.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

OS 1O MANDAMENTOS DA MOTIVAÇÃO


por Paulo Do Amaral, sexta, 1 de julho de 2011 às 19:22

"As pessoas dizem frequentemente que a motivação não dura.
Bem, nem o banho - e é por isso que ele é recomendado diariamente." (Zig Ziglar)
Imagine que numa equipe de vendas externas existam dois profissionais:
João, um excelente profissional que domina técnicas, tem uma fantástica oratória e poder de persuasão, mais além: ele é bom e sabe disso.
Antonio vende os mesmos produtos, inclusive teve os mesmos treinamentos. Ele é um tanto quanto “limitado”, tem muitos bloqueios, crenças limitantes e medos. É gago e tímido.
João espera as coisas acontecerem, não corre atrás de metas, não se preocupa em encantar e fidelizar os seus clientes. Já Antonio dedica-se e dá o seu melhor, afinal, ele sabe que se não é possível vencer pelo talento, o esforço “quebra o galho”.
João tem muito “atributos”, mas lhe falta o que sobra a Antonio: MOTIVAÇÃO {e isso faz a diferença}. Não estou dizendo que não se precisa de talentos, ao contrário! Criativos, empreendedores, bons lideres, ótimos vendedores e excelentes comunicadores são geralmente os mais ricos do mundo. Apenas afirmo que talento sem motivação é desperdício, é como um rei sem coroa...
Pense: se um incompetente motivado é capaz de grandes feitos, o que não pode fazer um COMPETENTE MOTIVADO?!
De acordo com Maslow, considerado por muitos o “pai da motivação”, todas as pessoas querem: ter mais dinheiro, boa saúde, ter longevidade, ter felicidade, estima e aceitação, paz de espírito, segurança, etc.
Abaixo citarei o que eu classifico como os 10 mandamentos da motivação, todos são importantes e se interligam. Confira:
1. Não seja um procrastinador:
Não adie as tarefas de hoje. Também não adie suas decisões. Faça isso por você. Evite acumular afazeres, pois alguns tentam dedicar-se a muitas coisas ao mesmo tempo, além de estressante é um convite para o fracasso.
2. Comece algo e termine:
Lembro-me de uma ocasião em que passei algumas horas escrevendo um artigo e o computador “travou”. Perdi tudo {não fiquei nada feliz}. Eu havia começado, mas o final era a minha motivação. Se você começar algo, termine, a menos que o sentimento de frustração seja bom pra você.
3. Confie em você mesmo:
Ao atender centenas de pessoas e empresas, detectei diversos casos em que sobrava capacidade, mas faltava confiança. Há ocasiões que o segredo do êxito é apenas “confiar no seu taco” e ter “bala na agulha”. A PNL nos ensina ao dizer que: “Todos possuem os recursos que necessitam, basta acessá-los”. Fale em alta voz: Sim, eu posso... Eu me permito... Eu vou.
4. Valorize o que realmente importa:
Defina suas metas, suas prioridades e valores. Equilibre seu tempo, não viva só para o trabalho, por exemplo. Desfrute de momentos felizes ao lado de seus familiares. Pratique atividades físicas, leia bons livros, ouça boas músicas, exercite a sua fé.
5. Tenha grandes planos:
Você quer ser grande? Ande com os grandes! Quer ter grandes realizações e sucesso? Tenha objetivos e metas, e corra atrás... Não seja medíocre!
6. Agradeça sempre:
Pense nisso: “Sempre reclamei dos meus sapatos, até que um dia, ao dobrar uma esquina, avistei um homem sentado sem os dois pés.” Reveja seus conceitos de necessidades.
7. Ame-se MUITO:
O maior amor que podemos sentir é o amor próprio. Este sentimento profundo a cerca de nós mesmos nos fará amar incondicionalmente o próximo e o Arquiteto do Universo. Quando temos uma boa autoestima nossos relacionamentos são mais saudáveis.
8. Não tenha medo de fracassar:
O fracasso é uma ação, não é uma pessoa... É apenas uma oportunidade de fazer diferente, de recomeçar de outra forma, portanto, mesmo que você caia, levante-se com classe, e saiba que os tombos te ensinarão novas manobras.
9. Seja disciplinado:
Nem sempre é possível fazer o que se quer. Nem todos ganham o quanto gostariam ou fazem o que sabem e/ou amam. Disciplina é plantar pra colher, só que o plantio é árduo. A disciplina transformou um camelô num dos maiores empreendedores do mundo.
10. Persista, persista, persista...
Olhe para seu alvo, fixe os olhos nele e prossiga até tocá-lo. Será fácil? É bem provável que não, mas ainda que você seja surrado, não seja nocauteado. Fomos criados para sonhar e são eles {os sonhos} que abastecem a nossa alma. Não venda os seus sonhos, não desista deles, não deixem roubá-lo de você.
L.U.T.E. S.E.M.P.R.E!

Razões para Investir em Brindes Publicitários


Esta é uma excelente abordagem ao público, pois há uma série de vantagens nos brindes publicitários e artigos promocionais. Se está a pensar em brindes publicitários ou corporativos para o seu negócio ou organização, é imperativo lembrar que as principais razões para o seu sucesso baseiam-se no custo, no controlo e na estréia ligação que é criada com o mercado. Estas são as principais razões porque os brindes publicitários e os artigos promocionais funcionam tão bem na maioria das situações!


Em primeiro lugar, brindes publicitários e corporativos podem ajudar o seu negócio, porque são rentáveis. Artigos como canetas, porta-chaves, tapetes de rato com o nome da sua empresa não são caros, e fornecem muita publicidade. Enquanto alguns podem optar por gastar milhares num "spot" televisivo que só funciona um mês, a sua empresa pode gastar milhares em brindes publicitários obtendo assim publicidade por tempo ilimitado. Porquê? Bem, quando alguém pega numa "pen drive", com o seu logotipo e o seu número de telefone, ele ou ela pode mantê-lo por muito tempo. Embora possam não necessitar dos seus serviços agora, dentro de três anos, poderão, e desde que guardem a sua "pen drive" ou caneta, eles sabem exatamente quem chamar! Imagine também como o poder da publicidade vai multiplicar as suas canetas como aquela esquecida no banco, no café, ou a que emprestou aos seus familiares e amigos.


Os brindes publicitários e promocionais também permitem controlar a forma como as pessoas vêem a sua marca e mensagem de marketing. Por exemplo, se o seu consultório médico é visto como mais apropriado para os adultos, pode usar produtos promocionais como mini-bolas de praia para mostrar que se destina também a crianças. Isto é especialmente importante quando a sua empresa está numa fase de renovação de imagem. Os brindes publicitários e promocionais dão-lhe o controlo para escolher o layout com o seu logotipo e endereço, bem como usar cores específicas. Há literalmente centenas de brindes publicitários a considerar, assim pode escolher o que melhor se adapta à sua empresa, à organização do seu mercado-alvo e a mensagem promocional específica que tem em mente.


Por último, uma das principais vantagens dos brindes publicitários é que eles permitem uma ligação aos seus clientes de uma forma única e memorável. Oferecer produtos promocionais é um valor para os seus clientes. Todos adoram receber brindes grátis! Também pode usar o seu brinde publicitário para atrair clientes numa convenção ou exposição.


As vantagens dos brindes publicitários são inúmeras. Considerá-los para o seu negócio é uma boa estratégia porque podem realmente dar-lhe o impulso das vendas que precisa.


sábado, 10 de setembro de 2011

Clientes - Aprenda a ouvi-los e satisfaça-os.


por Paulo Do Amaral, domingo, 30 de janeiro de 2011 às 03:41
Saber o que os clientes querem receber, suas necessidades e dificuldades são fatores determinantes para as boas relações e para produtividade da empresa. As empresas estão no meio de um processo de mudanças básicas: de um mundo que fabrica, comercializa e vende produtos, para um mundo em que os clientes exigem o tipo de produto e serviço pelo qual estão dispostos a pagar. Se os clientes não conseguem o que querem da maneira que desejam, vão procurar no concorrente. Cliente satisfeito significa que foram atendidas suas exigências, algo que parece simples na teoria, mas que é muito difícil na prática, pois em geral os clientes não são muito claros sobre suas exigências. É necessário compreender de maneira mais profunda e completa as atitudes, crenças e valores dos clientes, pois os clientes estão cada vez mais conscientes, mais exigentes e mais agressivos nas suas necessidades. O Cliente pode demonstrar uma expectativa que talvez nunca lhe tenha ocorrido, a empresa não pode pensar que há poucas ou nenhuma reclamação, pois isso não quer dizer que o cliente esteja satisfeito.


O que é Satisfação do Cliente
A meta das empresas deveria ser aprender mais sobre as necessidades de cada um de seus clientes para poderem preencher as lacunas, ou seja, a diferença entre o que os clientes individuais aceitam e o que cada um deseja exatamente. Na visão de Hoffman (2003, p. 330) o que é a satisfação do cliente; dizendo de modo simples, se as percepções de um cliente satisfazerem suas expectativas, diz-se que as expectativas foram confirmadas e o cliente está satisfeito. É vital ouvir e atender às necessidades e preferências de cada cliente. Para aumentar a satisfação dos clientes à empresa tem de fazer mais do que ouvir simultaneamente o que os clientes dizem. A empresa precisa também descobrir o que há por trás dos componentes externos do comportamento dos clientes (o que compram, como compram e quando compram). Se a empresa não souber o que se passa nos corações e nas mentes dos clientes e não integrar essas informações às expectativas externas, o quadro não está completo. O objetivo é conhecer intimamente o cliente para melhor atende-lo, bem como, saber o seu grau de satisfação quão à empresa, produtos e atendimento. Numa tentativa de compreender os desejos e as necessidades dos clientes, sabe-se que cada cliente é um desafio. Ao mesmo tempo em que pode chegar uma pessoa bem-humorada, que sabe exatamente do que precisa, o balconista corre o risco de atender o cliente mais exigente e confuso que poderia existir. O mercado está extremamente competitivo. E o grande diferencial entre um bom e um mau balconista está na habilidade de tratar bem o cliente em qualquer ocasião. Há casos de o cliente ter ficado descontente, o segredo é ouvi-lo atentamente e resolver o problema de uma maneira que o agrade.
É verdade que simpatia e carisma cativam a clientela.
A Importância da Satisfação do Cliente Não se pode minimizar a importância da satisfação do cliente. Sem clientes, a empresa não tem razão de existir. Esperar que os clientes reclamem para identificar os problemas é muito ingênuo por parte dos gerentes. Os clientes ficaram mais difíceis de contentar. Hoje eles estão mais bem informados do que nunca; suas expectativas aumentaram e estão mais meticulosos sobre onde gastar o seu dinheiro. Hoffman (2003, p.329) assim se refere: As empresas em média, não escutam nada de 96% de seus clientes insatisfeitos; para cada queixa recebida, na verdade 26 clientes tiveram o mesmo problema; as pessoas que tem um problema contam em média para 9 ou 10 outras pessoas. Treze por cento contam a mais de 20; clientes que tem queixas resolvidas satisfatoriamente contam em média para cinco outras pessoas sobre o tratamento que receberam; os que fizeram queixas têm mais possibilidade de fazer com você outra vez do que os que não fizeram: 54 a 70% se foram totalmente resolvidas, e 95% se foram atendidas rapidamente.


O que satisfaz um cliente?
Um produto que atenda as suas necessidades, a um preço atraente? Ou um bom serviço? Ou ambos? Qualquer que seja a resposta, é preciso compreender que o cliente satisfeito é a base de futuros negócios. A Satisfação de um cliente é decorrência de uma série de eventos que começa quando a empresa procura pela primeira vez o cliente e é uma tarefa que, na verdade, nunca termina. Desta forma, a satisfação do cliente pode ocorrer em função da disponibilidade dos produtos em estoque, da entrega pontual desses produtos e pela qualidade do atendimento prestado. Ressalta-se que a empresa deve ter um laço de credibilidade e confiança do cliente em relação à loja, ele sempre se lembrará do estabelecimento como um grande diferencial. Para as empresas de autopeças em que a venda do produto depende de uma necessidade específica do cliente, é preciso criar mecanismos para que o processo de venda não seja tão simplificado, ou seja, o cliente entra na loja, pede a peça no balcão, paga e vai embora.


Benefícios da Satisfação do Cliente
Sabe-se que satisfazer clientes não é uma tarefa impossível. Com efeito, satisfazer e superar as suas expectativas pode trazer diversos benefícios para a empresa. Freqüentemente, os clientes estão dispostos a pagar mais e ficar com uma empresa que satisfaça as suas necessidades do que assumir os riscos associados com as ofertas de serviços mais baratos. É comum as pessoas comprarem em uma determinada loja por terem afinidades com os vendedores. Mas, para que esse relacionamento seja realmente harmonioso, os balconistas precisam conhecer muito o que estão vendendo, pois só assim, é possível explicar com clareza para os clientes quando ele adquire uma peça errada ou defeituosa, isso ocorre muito em empresas de autopeças. De acordo com Hoffman (2003, p.332) as empresas que se orgulham de seus esforços para a satisfação dos clientes em geral são melhores para o trabalho. Sabe-se que um cliente insatisfeito não volta a loja, e empresas inteligentes detectam necessidades não satisfeitas. As necessidades dos clientes em geral, são complexas, sutis e mudam com rapidez. Cobra (1993, p. 24) afirma que: Através da identificação de necessidades de atendimento não satisfeitas, uma empresa pode conseguir importantes vantagens competitivas. Ao inovar no atendimento, uma empresa pode se destacar da sua concorrência, ganhando pontos importantes na disputa de mercado. As pesquisas de satisfação também transmitem para os clientes a mensagem de que a empresa preocupa-se com o bem-estar e valoriza a contribuição a respeito do seu processo de prestação de serviços. Os clientes estão cada vez mais exigentes. eja na qualidade dos produtos, no cumprimento dos prazos de entrega, ou na solução de problemas. Se a empresa não atender essas exigências, a concorrência o fará. O que significa, que a empresa precisa melhorar o seu desempenho em todas as áreas, trabalhando continuamente para aperfeiçoar o seu desempenho e a qualidade dos seus processos, produtos e serviços

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

MAPA DO CENTRO DE VILA VELHA

Foi necessário um pacto entre a direção do Posto Reta da Praia e empresários da Praia da Costa e do centro no município de Vila Velha e para originarem aos munícipes que ali transitam, procurem por serviços de saúde e ou visitas ao tradicional Convento da Penha uma comunicação objetiva e educacional afim buscarem uma solução urgente para a falta de informações na região.Esta ação ressalva o exercício de cidadania destes impávidos empresários para dar condições básicas de informações a comunidade e aos amigos turistas ATRAVÉS DE UM GRANDE MAPA de 3,60 por 2,40. Uma organização, mas confiando no poder das coordenações comunitárias, esta solucionado grande parte dos problemas de localização dos setores de saúde e outros na região no Posto Reta da Praia o citado MAPA.





Com esta solidariedade sem interesses egoístas de 

Esclarecemos que é inegável o resultado positivo da ação comunitária da direção do Posto Reta da Praia e dos empresários que juntos custearam o MAPA DO CENTRO DE VILA VELHA de 3,60 por 2,40 metros. Instalado no citado posto de combustível a Rua Castelo Branco próximo ao hospital Praia da Costa.
A finalidade deste painel publicitário é a interatividade e informação aos beneficiários (a comunidade) com desenho mais nítido das ruas do centro de Vila Velha no mapa inserido para que facilite a localização de quaisquer setores.






5 dicas para fazer marketing e vendas falarem a mesma língua

por Paulo Do Amaral, sexta, 1 de julho de 2011 às 19:18

5 dicas para fazer marketing e vendas falarem a mesma língua

É assustadoramente comum você gastar fortunas em uma campanha e o cliente desistir do negócio na hora do atendimento. Ou então o prospect diz ao vendedor exatamente o que ele deseja, e o pessoal de marketing não leva em consideração as idéias. Não permita que isso aconteça em sua empresa.

1. Escute. O pessoal de vendas é quem mais escuta os clientes. Tenha certeza de que os vendedores podem chegar até a alta gerência e dar suas sugestões e passar a opinião dos clientes

2. Foque no cliente. Faça uma lista de informações do cliente: nome, telefone, endereço e mais preferências de produtos, estratégias de compra, nome do cônjuge. Tal lista deve ser preenchida aos poucos. Em uma primeira visita pega-se o nome e telefone, nas seguintes o vendedor vai complementando as informações, sem transformar a venda em um interrogatório. O custo é de apenas uma caderneta para cada um, e os resultados vão ser melhores do que muitas pesquisas qualitativas por aí.

3. Faça reuniões mistas. Às vésperas de promoções, lançamento de novos produtos, campanhas especiais e datas de muito movimento, os responsáveis por aquela ação devem se reunir com os vendedores. Não para dizer “Olha, nós vamos fazer isso”, mas para ouvir a opinião e sugestão deles.

4. Dê feedback. Muitas vezes, os vendedores só recebem a informação de quem bateu cota e quem não. Se sua empresa age assim, não espere que eles passem muita informação para o pessoal de marketing. Informe-os dos resultados das campanhas, o que se está pretendendo para as próximas, etc.

5. Vá à frente. Não adianta ficar parado em uma sala. Visite o balcão, faça uma visita com um vendedor, fale com o cliente. Daí vão sair muito mais idéias do que você imagina.


Comunicação Dirigida


Comunicação Dirigida
por Paulo Do Amaral, terça, 1 de fevereiro de 2011 às 05:18
É a comunicação direta e segmentada com os públicos específicos que desejamos atingir.
A comunicação dirigida é uma forma de comunicação humana destinada a propiciar maior interação entre pessoas e grupos, pois quanto mais direta for, melhor será o resultado de qualquer comunicação. Na comunicação dirigida, comunicador e receptor se identificam. O código empregado é o mais adequado para ambos, o conteúdo é destinado a perdurar no tempo e as mensagens são programadas para atingir toda a audiência.


Na comunicação dirigida, o emissor, dirigindo-se a um receptor (público) restrito e determinado, usa uma linguagem adequada para aquele público. Transmitida de forma apropriada, a mensagem tem também um feedback apropriado, tornando-se eficiente.


A comunicação dirigida, ainda pode ser dividida em quatro categorias:
escrita, oral, auxiliar e aproximativa.


Em um mundo que vive em constante mudança, com o avanço da tecnologia, da informática e da telecomunicação, a comunicação de massa, antes tão forte, agora cede lugar aos veículos de comunicação dirigida, que passam a ocupar espaço próprio.
“Não há massificação da Comunicação Dirigida, mas, os jornais, as revistas, o rádio e a televisão – principais meios de comunicação de massa da "segunda onda" estão cada vez mais, se especializando e se utilizando da "Comunicação Dirigida", para atingirem determinados públicos, ou parte de seus públicos.”


A comunicação dirigida não é uma área nova, mas sim, um campo de comunicação que só agora está sendo reconhecida. E é um meio que o profissional de Relações Públicas sempre empregou para a formação e orientação do público-alvo-objeto de sua atividade.

Não somos mais os Primos pobres do sudeste

por Paulo Do Amaral, terça, 30 de agosto de 2011 às 09:04

Tenho acompanhado atentamente a situação dos royalties do petróleo em nosso estado, percebo que o governo federal ainda pensa que o Espírito Santo ainda é o primo pobre do sudeste. Claro que o advento do petróleo em nosso estado elevou a situação econômica de uma forma globalizada no estado, e por isso não podemos deixar de expressarmos nossos conceitos acerca do assunto que esta transformando para muito melhor a vida de todos os capixabas. E neste apêndice progrediu a construção civil, os maravilhosos produtores de café se aprimoram a cada dia, as confecções saíram do fundo do quintal e hoje é uma realidade e os prestadores de serviços precisam urgentemente também acompanhar esta evolução.