Parece que virou lei no mercado da comunicação: empresa que se preze tem que ter perfil nas redes sociais, seja Twitter, Facebook, Google +, tanto faz, ou tudo junto. A questão é: que precisa ter, mas precisa ter por quê? Qual o resultado esperado com esses perfis? É uma imposição natural do mercado, e que tem deixado muita empresa confusa, sem saber como usar estrategicamente essas redes sociais.
No boom das novas tecnologias, muitas empresas fizeram páginas por fazer, e seus perfis estão jogados às moscas. Melhor seria se nem existissem. Outras fizeram e até abastecem as páginas, mas os conteúdos não têm foco e a interação é cheia de falhas. Tem ainda aquelas que contrataram uma pessoa para “cuidar” dos perfis da empresa. Ela abastece, responde algumas dúvidas, fala algumas coisas interessantes, mas ainda falta alguma coisa. Falta planejar, acompanhar e interpretar os resultados.
Na maioria das vezes a empresa não sabe aonde quer chegar com esse novo investimento, e se está alcançando os objetivos.
Participar das redes sociais é uma decisão que deve vir acompanhada de planejamento.
Para não errar, a melhor forma ainda é consultar uma empresa especializada no assunto. Ter especialistas gerenciando os perfis não é nenhum luxo, a comunicação se torna mais eficiente e evita desastres como os que já vimos por aí (Arezzo, FIAT, Locaweb, Nestlé).
O planejamento vira ação. Ótimo. Mas é nessa hora, que muitas empresas se perguntam: Será que estamos fazendo certo? Como saber se aquele investimento em social media marketing está dando bons resultados?
Esse é um tema muito discutido na internet e nos eventos como SMW e ExpoOn. Neste último, que aconteceu nos dias 21 e 22 de junho, em São Paulo (SP), e no qual a Bodh Gaya esteve presente, participamos de discussões que refletem o cenário atual da evolução do social media marketing no Brasil. As principais questões são:
“Por que entrar nas redes sociais?”
“Qual a melhor estratégia, por onde começar?”
“Como posso avaliar se estamos agindo corretamente?”
E por aí vai. As perguntas se repetem mas as respostas não. Cada especialista tem seu método desenvolvido com muito teste e experimentação e muitas empresas se enganam quando pensam que basta contratar uma ferramenta de monitoramento e um estagiário para interagir nos perfis. A metodologia é bem mais complexa e não se aplica da mesma forma para qualquer segmento, ou seja, não existe fórmula secreta ou receita de bolo. É 2% inspiração e 98% transpiração.
“Por que entrar nas redes sociais?”
Essa é fácil de responder. Querendo ou não, em algum momento a empresa estará lá, o canal é democrático e não dá pra vetar a participação. O que deve ser avaliado é o momento e o lugar correto para interagir com o consumidor, ignorar uma participação involuntária é suicídio, se a empresa já está presente é melhor aderir a causa e controlar o que está sendo dito. Neste caso, “prevenir é melhor que remediar”.
“Qual a melhor estratégia, por onde começar?”
Essa já é impossível de responder sem um monitoramento correto do cenário no qual a empresa está inserida. As ferramentas de monitoramento são inúmeras e um bom começo é ouvir o que está sendo dito, mas só observar não basta, é preciso agir com planejamento e inteligência na interpretação dos dados.
“Como posso avaliar se estamos agindo corretamente?”
Agir com objetivo! Assim pode ser avaliado o que está sendo feito e se os resultados são positivos ou não. Participar das redes sociais só por estar lá não traz resultado, antes de tudo é preciso avaliar o objetivo da empresa ao participar. É para marcar a presença da marca, vender mais, captar mailing, ter um canal direto com o consumidor? Qual o seu objetivo?
As novas soluções oferecidas no mercado permitem que a empresa conheça o que está sendo falado, onde e qual a repercussão dos comentários, mas é preciso analisar manualmente o conteúdo e o contexto, afim de classificar os resultados. A inteligência do analista de social media aparece no momento de interpretar os dados, identificar os anseios do mercado, através de seus hábitos e necessidades. Não basta analisar se a página do Facebook ganhou muitoslikes na última semana. Relembre o caso da Arezzo. Na época em que a coleção com peles de animais saiu no mercado, a Fan Page da empresa ganhou muitos seguidores, mas a maioria falando mal da campanha e posicionamento da empresa.
Na hora de analisar resultados o maior segredo é saber fazer uma boa interpretação. Procurar repostas por palavras-chave, analisar não apenas a marca, mas seus concorrentes, tendências do setor e comportamento do mercado sobre determinados nichos. A Skol patrocinou um evento de música eletrônica, por exemplo. Não devemos nos prender ao termo “Skol”, mas também aos relacionados ao setor de eventos desse tipo.
Para finalizar, investir nas redes sociais traz sim bons resultados, desde que o trabalho seja feito corretamente, a interação entre a marca e clientes deve ser feita levando em consideração que aquele canal merece o mesmo cuidado que o SAC, por exemplo. As ferramentas para mensurar resultados ajudam a entender melhor os usuários, mas isso nunca deve servir como determinante para responder apenas os mais influentes. Investir em social media marketing é investir em relacionamento e todos sabemos que um relacionamento não surge da noite para o dia. O importante é respeitar o consumidor, que com a democracia que a internet proporciona, fala cada vez mais alto e a cada dia passa a ter mais autoridade.
Se você tem interesse em investir em social media marketing, entre em contato com um de nossos consultores, teremos satisfação em atender.
No boom das novas tecnologias, muitas empresas fizeram páginas por fazer, e seus perfis estão jogados às moscas. Melhor seria se nem existissem. Outras fizeram e até abastecem as páginas, mas os conteúdos não têm foco e a interação é cheia de falhas. Tem ainda aquelas que contrataram uma pessoa para “cuidar” dos perfis da empresa. Ela abastece, responde algumas dúvidas, fala algumas coisas interessantes, mas ainda falta alguma coisa. Falta planejar, acompanhar e interpretar os resultados.
Na maioria das vezes a empresa não sabe aonde quer chegar com esse novo investimento, e se está alcançando os objetivos.
Participar das redes sociais é uma decisão que deve vir acompanhada de planejamento.
Para não errar, a melhor forma ainda é consultar uma empresa especializada no assunto. Ter especialistas gerenciando os perfis não é nenhum luxo, a comunicação se torna mais eficiente e evita desastres como os que já vimos por aí (Arezzo, FIAT, Locaweb, Nestlé).
O planejamento vira ação. Ótimo. Mas é nessa hora, que muitas empresas se perguntam: Será que estamos fazendo certo? Como saber se aquele investimento em social media marketing está dando bons resultados?
Esse é um tema muito discutido na internet e nos eventos como SMW e ExpoOn. Neste último, que aconteceu nos dias 21 e 22 de junho, em São Paulo (SP), e no qual a Bodh Gaya esteve presente, participamos de discussões que refletem o cenário atual da evolução do social media marketing no Brasil. As principais questões são:
“Por que entrar nas redes sociais?”
“Qual a melhor estratégia, por onde começar?”
“Como posso avaliar se estamos agindo corretamente?”
E por aí vai. As perguntas se repetem mas as respostas não. Cada especialista tem seu método desenvolvido com muito teste e experimentação e muitas empresas se enganam quando pensam que basta contratar uma ferramenta de monitoramento e um estagiário para interagir nos perfis. A metodologia é bem mais complexa e não se aplica da mesma forma para qualquer segmento, ou seja, não existe fórmula secreta ou receita de bolo. É 2% inspiração e 98% transpiração.
“Por que entrar nas redes sociais?”
Essa é fácil de responder. Querendo ou não, em algum momento a empresa estará lá, o canal é democrático e não dá pra vetar a participação. O que deve ser avaliado é o momento e o lugar correto para interagir com o consumidor, ignorar uma participação involuntária é suicídio, se a empresa já está presente é melhor aderir a causa e controlar o que está sendo dito. Neste caso, “prevenir é melhor que remediar”.
“Qual a melhor estratégia, por onde começar?”
Essa já é impossível de responder sem um monitoramento correto do cenário no qual a empresa está inserida. As ferramentas de monitoramento são inúmeras e um bom começo é ouvir o que está sendo dito, mas só observar não basta, é preciso agir com planejamento e inteligência na interpretação dos dados.
“Como posso avaliar se estamos agindo corretamente?”
Agir com objetivo! Assim pode ser avaliado o que está sendo feito e se os resultados são positivos ou não. Participar das redes sociais só por estar lá não traz resultado, antes de tudo é preciso avaliar o objetivo da empresa ao participar. É para marcar a presença da marca, vender mais, captar mailing, ter um canal direto com o consumidor? Qual o seu objetivo?
As novas soluções oferecidas no mercado permitem que a empresa conheça o que está sendo falado, onde e qual a repercussão dos comentários, mas é preciso analisar manualmente o conteúdo e o contexto, afim de classificar os resultados. A inteligência do analista de social media aparece no momento de interpretar os dados, identificar os anseios do mercado, através de seus hábitos e necessidades. Não basta analisar se a página do Facebook ganhou muitoslikes na última semana. Relembre o caso da Arezzo. Na época em que a coleção com peles de animais saiu no mercado, a Fan Page da empresa ganhou muitos seguidores, mas a maioria falando mal da campanha e posicionamento da empresa.
Na hora de analisar resultados o maior segredo é saber fazer uma boa interpretação. Procurar repostas por palavras-chave, analisar não apenas a marca, mas seus concorrentes, tendências do setor e comportamento do mercado sobre determinados nichos. A Skol patrocinou um evento de música eletrônica, por exemplo. Não devemos nos prender ao termo “Skol”, mas também aos relacionados ao setor de eventos desse tipo.
Para finalizar, investir nas redes sociais traz sim bons resultados, desde que o trabalho seja feito corretamente, a interação entre a marca e clientes deve ser feita levando em consideração que aquele canal merece o mesmo cuidado que o SAC, por exemplo. As ferramentas para mensurar resultados ajudam a entender melhor os usuários, mas isso nunca deve servir como determinante para responder apenas os mais influentes. Investir em social media marketing é investir em relacionamento e todos sabemos que um relacionamento não surge da noite para o dia. O importante é respeitar o consumidor, que com a democracia que a internet proporciona, fala cada vez mais alto e a cada dia passa a ter mais autoridade.
Se você tem interesse em investir em social media marketing, entre em contato com um de nossos consultores, teremos satisfação em atender.
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