Páginas

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Jornal União do Bairros. Pioneiro, Inovador, Criativo!


Quem é fiel te muitos apelidos, mas um só nome:
do jornal União dos Bairros.
O tablóide semanário União dos Bairros foi fundado por Paulo do Amaral em 1996 no município de Governador Valadares no leste do estado de MG. Com tiragem mensal de 5.000 (cinco mil exemplares)
Na época a periferia valadarense sofria descasos administrativos municipais com uma precária coleta de lixo, falta de abastecimento de água potável resultando aos munícipes contratempos variados e perceptíveis a todos.
A Associação dos Bairros Unidos no bairro do bairro São Cristóvão e adjacências e este jornalista efetivaram uma parceria afim de que as reivindicações e até mesmo abandono do poder publico naquela região fosse proclamada e propagada através do Jornal União dos Bairros. Esta união das associações de bairros da comunidade oeste Valadarense já no segundo exemplar obtiveram pequenas, para não dizer mínimas melhorias na região. Mas o grande resultado entre a ABU e o Jornal União dos Bairros foi a reabertura de negociações e algumas praticas de reivindicações possíveis para a administração publica municipal.
No primeiro semestre o jornal iniciou sua produção quinzenal e abrangeu outros bairros do citado município, tornando-se semanal e destruído nas associações de moradores e padarias cadastradas na maioria dos bairros Valadarenses.
O Jornal Semanário União dos Bairros era um jornal dirigido para as classes C, D e E, noticiando cultura, esportes, benesses, calamidades, fazia uma parceria com a Policia Militar e seus PPC’S (Posto de Policiamento Comunitário) apregoando gente que faz.
Em bairros existem cidadão que dignamente exercem cidadania em prol de sua comunidade sem salários. Olhem, são melhores que muitos vereadores!
Foram oito maravilhosos anos noticiando a periferia em todo o município Valadarense, com tiragem de 15.000 exemplares fiscalizando na Câmara de Vereadores e sempre obtendo dos prefeitos eleitos e ou as analises das deficiências dos bairros daquela cidade.
Obtivemos em parceria com as associações de moradores varias vitórias, mas a maior deles foi a constituição do Conselho Municipal de Associações de Moradores. Uma Grande Vitória.
Por fim todos em os anos fazíamos a Festa do Mérito Comunitário. Nesta festa todos os moradores de bairros voluntários e não cabos eleitorais eram galardoados.
Enfim ser proprietário, editor, reportes, designer e destruidor de jornais em uma bicicleta me ensinou a amar a comunicação não tendenciosa.

Nenhum comentário: